Richard Ray Perez, produtor e coordenador de parceiros e colaboradores do Sundance Institute Documentary Film Program (DFP) participou do RioContentMarket para falar do Stories of Change. Trata-se de um projeto do Sundance Institute em parceria com a Skoll Foundation que investe na produção independente de filmes sobre empresários e líderes sociais que trabalham de forma inovadora para solucionar problemas globais.
Stories of Change foi lançado em 2008 e expandido em 2015. Além de apoiar a produção de filmes com a temática de transformação social, o projeto promove workshops e encontros globais sobre o tema. Entre os filmes já produzidos com fundos do projeto estão o Easy Like Water, sobre o arquiteto que está construindo escolas flutuantes movidas a energia solar que percorrem os rios em Bangladesh, na Índia, e Open Heart, sobre médicos que se desdobram para salvar vidas em um hospital com poucos recursos em Ruanda.
O projeto já apoiou 11 documentários longas-metragens, três curtas-metragens e 11 projetos multiplataforma. Perez destacou a importância de filmes documentais como elementos inspiradores de mudança. Segundo ele, uma história atraente gera consciência, que leva ao engajamento, fortalece o movimento e chega ao nível das mudanças sociais. Ele citou o documentário The Invisible War, sobre casos de estupro nas bases militares americanas. Após o filme e as histórias mostradas, os senadores se empenharam em estabelecer leis mais rígidas para a punição de abusadores, o que reduziu o número de casos registrados.
Perez recomenda, no entanto, que os produtores evitem o tom de ativismo quando estiverem tratando de temas sociais. “Um filme ativista limita o seu potencial de exibição. É preciso deixar de lado o ativismo e focar no storytelling. Se você fizer ativismo ou propaganda, o público vai perceber”, diz. A intervenção do painel foi de Lúcia Araújo, gerente geral do Canal Futura.