A Rio Film Commission (RFC) é o escritório oficial do Rio de Janeiro para apoio à produção de conteúdo audiovisual (cinema, programas de TV, documentários, filmes publicitários e web). Seus objetivos principais são o atendimento eficiente a produtores para questões logísticas e a promoção da cidade e do estado como destinos privilegiados para filmagens, contribuindo com o desenvolvimento econômico e criação de empregos. Atua como balcão único, capaz de oferecer o suporte completo para a realização de produções em todo e estado do Rio.
A RFC é patrocinada pela prefeitura do Rio de Janeiro, através da RioFilme e operada pelo SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Através da cooperação com a Secretaria de Estado de Cultura garante a relação com todos os municípios do estado. A iniciativa é liderada por Steve Solot, executivo com longa experiência nacional e internacional no setor. Sua nova sede está estabelecida no edifício das Casas Casadas, em Laranjeiras.
Os esforços da Rio Film Commission estão focados em tornar o Rio de Janeiro uma região mais “film friendly”, ou seja, preparada para receber e atrair filmagens nacionais e internacionais. A proposta é garantir que a experiência de filmar em locações na cidade e no estado do Rio de Janeiro seja agradável e sem contratempos, independentemente do formato do conteúdo.
A agenda de trabalho da RFC inclui:
- A ampliação do diálogo entre todos os agentes (players) envolvidos nas produções audiovisuais, das esferas públicas e privadas, para promover o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas.
- A sensibilização dos agentes do setor para o controle de custos e tarifas referentes a produtos e serviços audiovisuais para manter o Rio competitivo internacionalmente;
- A liberação automática de autorizações de filmagem selecionadas em casos que apresentem condições específicas;
- A promoção do setor audiovisual da cidade e do estado em mercados e festivais internacionais com destaque à infraestrutura, liderança do cinema nacional, produtoras experientes, etc.;
- A ampliação e renovação dos acordos nacionais e internacionais para atrair cada vez mais produtores para filmar no Rio. O próximo acordo será assinado em setembro durante o Festival Internacional de Toronto com a Ontario Media Development Corporation-OMDC, agencia responsável pelas ações de mídia e economia criativa na província canadense.
- A padronização das autorizações de filmagem junto aos órgãos responsáveis nos municípios do estado para minimizar os entraves e acelerar os processos administrativos,
- A proposta de regulamentação para permitir a livre circulação de veículos utilizados para fins de produção audiovisual no estado e no município.
A RFC se consolida, através de sua nova equipe, como colaboradora essencial na promoção da cidade e do estado do Rio de Janeiro para a produção de qualquer forma de conteúdo audiovisual.