A RioFilme lançou nesta quarta-feira, 28, uma linha de investimento automático para o desenvolvimento de conteúdo para televisão e mídia digital em parceria com o Fundo de Mídia do Canadá. O investimento total da linha será de R$ 615 mil sendo metade de cada instituição. Ela financiará de forma não reembolsável até 75% do orçamento de desenvolvimento de cada projeto, com um teto de investimento de aproximadamente R$ 100 mil por instituição e por projeto.
Os projetos devem envolver pelo menos uma produtora brasileira estabelecida na cidade do Rio de Janeiro e uma produtora canadense elegível sob critérios do FMC, e ter ainda o co-investimento de um canal de TV de cada país. Serão admitidos projetos dos gêneros documentário, infantil, ficção e animação.
Trata-se de um mecanismo de financiamento automático, sem avaliação de conteúdo. Os primeiros projetos que cumprirem os requisitos previstos no edital serão imediatamente selecionados e contratados. É a primeira vez que a RioFilme lança um programa de coprodução com outro país.
A primeira reunião da RioFilme com o Canada Media Fund (CMF) aconteceu durante o MIPTV 2013, quando Adrien Muselet participou da delegação brasileira organizada pelo Brazilian TV Producers no evento.
O regulamento do edita estará disponível no site da RioFilme.