Considerada a primeira música urbana tipicamente brasileira, o choro – popularmente chamado de “chorinho” – é tema de “Roda de Choro”, nova série inédita e exclusiva do Curta!. Dirigida por Luiz Guimarães de Castro, com colaboração artística e consultoria de Joel Pizzini e produção executiva de Gabriel Corrêa e Castro e Sérgio Pedrosa, a série é dividida em 13 episódios (“O que é o choro”; “Flauta”; “Violão”; “Clarinete”; “Piano e Acordeon”; “Cavaquinho”; “Madeiras e metais”; “Violão de 7 cordas”; “Bandolim”; “Bandas, retretas e orquestra”; “Mundo afora”; “Pandeiro e percussão” e “O choro vive”).
A produção conta a história por trás do gênero musical, destaca seus instrumentos, grupos em outros países e homenageia os “chorões” – apelido dado a quem toca o ritmo.
De Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim aos mais contemporâneos, “Roda de Choro” percorre mais de um século de música, apresentando as origens e as contribuições das novas gerações de instrumentistas do choro. As imagens, que configuram a bela fotografia da série, têm como pano de fundo o Rio de Janeiro, cidade onde essa história começou. Nomes como Luciana Rabello, Cristóvão Bastos, os irmãos César e Maurício Carrilho – do clã “sacrossanto” do choro – Kiko Horta, Jayme Vignoli, Celsinho Silva e muitos outros prestam seus depoimentos e encantam o público com suas performances.
“Roda de Choro” é uma produção da Polofilme e Viralata, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 3 de maio, às 21h30.