A cidade de São Paulo foi oficialmente consagrada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria “Cinema”. A inclusão da cidade aconteceu a partir da candidatura da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo) e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), que realizaram a inscrição do município no projeto.
Em 2025, o anúncio feito pela UNESCO no Dia Mundial das Cidades confirmou a entrada de 58 novas cidades na Rede de Cidades Criativas. São Paulo agora se junta a um seleto grupo de centros urbanos reconhecidos por seu compromisso com a cultura e o desenvolvimento sustentável.
A inclusão na rede internacional é o reconhecimento do vibrante ecossistema
audiovisual da metrópole e de suas políticas públicas bem-sucedidas para o setor, o que impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando São Paulo como referência. A indicação da cidade havia sido aprovada pelo Comitê Nacional da UNESCO em fevereiro deste ano e seguiu para a avaliação internacional por outras cidades membro, que agora confirma a vitória.
A candidatura destacou São Paulo como um dos maiores polos audiovisuais da América Latina, alinhando-se à estratégia da cidade de reforçar a economia criativa como pilar para o desenvolvimento sustentável. A Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual, foi central no processo, com iniciativas que vão da democratização do acesso à divulgação internacional da produção local.
A participação de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO impulsiona a capacidade de cooperação internacional na área do audiovisual com outras cidades do mundo, posicionando a cidade como referência, além de fomentar o desenvolvimento econômico e social, o turismo e os investimentos na economia criativa.
No Brasil, além de São Paulo, as cidades de Santos (SP) e Penedo (AL) também integram a rede na categoria Cinema. Internacionalmente, São Paulo integra a Rede ao lado de Bristol (Reino Unido), Cannes (França), Busan (Coreia do Sul), Potsdam (Alemanha) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), todas reconhecidas por sua excelência em políticas públicas no setor audiovisual.
Sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO
Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades que identificam a cultura e a criatividade como estratégias centrais para o desenvolvimento urbano sustentável. A rede abrange sete áreas criativas: Artesanato e Artes Folclóricas, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.
Atualmente, a rede conta com 246 cidades no mundo, das quais 14 são brasileiras. Com esse resultado São Paulo passa a integrar o grupo, compartilhando boas práticas e desenvolvendo parcerias para impulsionar ainda mais sua indústria cinematográfica.












