O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Ruan Fernandes Lira, apresentou projetos da sua gestão para impulsionar os setores no estado, na tarde de hoje (26), na Sala Brazilian Content.
Lira reiterou que a missão da sua administração é fazer da cultura um vetor do desenvolvimento social e econômico do Rio. Entre as iniciativas da pasta estão o incentivo fiscal de 100% a empresas que investirem em projetos culturais e o fundo estadual de cultura, em que iniciativas privadas oferecem investimentos para a área.
Lira anunciou ainda o relançamento de dois programas que apostam na descentralização para impulsionar a indústria . Um deles é Lab.Rio, realizado pela Incuba Rio, que pretende ampliar o número de incubadoras no interior. Serão dez sedes distribuídas por todas as regiões com o objetivo de desenvolver as potencialidades de cada uma delas no âmbito da cultura e da economia criativa.
O segundo projeto é o Rio Office Film Comission, uma plataforma para integrar a cadeia produtiva do audiovisual também no interior. A iniciativa também prevê a otimização do tempo de liberação das produções e a equiparação de preços a custos baixos por meio de uma tabela definida pelo estado.