Segunda temporada de “Saberes Passados”, da produtora Origem, estreia na TV Kirimurê

Já está no ar, na TV Kirimurê, a segunda temporada da série documental “SABERES PASSADOS”, da Origem  Produtora. Nesta nova temporada serão exibidos cinco episódios destacando a vida e o trabalho de mestras, mestres, aprendizas e aprendizes. Todas as personagens são pessoas de grande importância para a cultura Brasileira de matriz Africana e destacam-se na música, na dança, no conhecimento das plantas, na tradição dos turbantes e tranças e no trabalho com a cerâmica.

A estreia foi no dia 3 de agosto. Abaixo um resumo de cada episódio:

1. ALABÊ – O TOCADOR DE TAMBORES
O músico percussionista Gabi Guedes revela sua íntima ligação com os instrumentos tradicionais usados nos ritos do Candomblé e nos palcos onde toca, assim como sua ligação umbilical com o Terreiro do Gantois. Acompanha-lhe Jaime Nascimento, um dos seus aprendizes mais talentosos.

2. ONÍJÓBINRIN – A DANÇARINA
A dançarina, atriz e intérprete Clécia Queiroz desenha com o corpo o aquétipo de Iansã, mostrando com rara beleza como a dança é uma poderosa forma de se conectar com o passado, o presente e o futuro. Também é emocionante ver como ela e Robert Alencar, seu aprendiz, interagem de forma espontânea e contam suas histórias.

3. IWÒSÀN – A CURANDEIRA
Mãe Zulmira é a Mameto do Terreiro de Angola Tumbenci. Respeitadíssima entre intelectuais e pessoas da comunidade, ela divide com generosidade seu grande conhecimento sobre as plantas que tão bem preserva no belo espaço em que vive e que abraça a todos que por lá chegam em busca de cura para o corpo e o espírito. Com ela sempre está Dedé, Aílton Conceição, seu fiel aprendiz.

4. TI O TOJU EWA – A QUE PRESERVA A BELEZA
Negra Jhô é rainha no Pelourinho. Vemos neste episódio como sua força e personalidade marcantes enchem as ruas da velha cidade com as cores de seus turbantes e as ondulações de suas tranças. Entre seus inúmeros súditos e súditas está Gerusa Menezes, dedicada aprendiza que hoje segue um caminho próprio com seu salão no Curuzu.

5. ONISONA – A ARTESÃ
Este episódio traz um sentimento misto de alegria e de tristeza. Aqui a personagem principal é Dona Cadu, centenária ceramista de Coqueiros que transborda na tela com seu largo sorriso, sua contagiante gargalhada e sua inteligência afiada. Infelizmente ela faleceu antes de se ver moldando o barro, cantando samba e contando as histórias mais deliciosas. Seu legado está garantido por seu sobrinho e aprendiz Rodrigo de Jesus.

Categorias: Notícias Notícias Dos Associados.

Notícias relacionadas