Ficou para trás a antiga ideia de um mundo dominado pelo Cidadão Kane, que reteria o controle sobre o conteúdo consumido pelas massas. Pelo contrário, mais poder para o usuário tem sido a marca do século XXI. “Vivemos num mundo que se tornou consumer-driven”, opinou Pierluigi Gazzolo, Presidente da Divisão Americas da programadora Viacom International Media Networks (VIMN). “As audiências consumem conteúdo onde e quando querem, e isso tem representado um desafio para companhias como nós, com tantas horas de conteúdo disponível”.
Durante o primeiro dia do RioContentMarket 2015, o executivo revelou os resultados de uma recente pesquisa de mercado realizada pela VIMN, com uma amostra expressiva do seu público-alvo. “Pelo menos 50% dos consultados assistem televisão linear, mas querem ter a possibilidade de ver conteúdo onde quiser em qualquer momento. É por isso que entendemos que o que se conhece como TV Everywhere deveria se chamar mais precisamente de TV Whenever”, sugeriu Gazzolo.
Assim, a programadora se preocupa em atender suas audiências em novas telas, principalmente através de sua oferta infantil, disponibilizando os conteúdos de Nickelodeon em VOD ecatch-up e está preparando um lançamento importante.“Estamos lançando My Nick Jr., um canal linear que poderá ser personalizado para cada usuário, escolhendo os conteúdos desejados do nosso acervo para que cada criança tenha o seu próprio canal programado automaticamente, inclusive com nome próprio”, revelou Gazzolo. O My Nick Jr. terá a vantagem de estar disponível para dispositivos móveis, permitindo que a programação não seja interrompida ao sair de casa. “No caso dos pré-escolares, está comprovado que o iPad é a babá mais frequente”, afirmou. O canal está prestes a ser lançado no Brasil, assim como um aplicativo do Nick que já tem 800 mil downloads na América Latina.
Vigência Linear
A mencionada pesquisa traz outros dados não menos reveladores: por exemplo, 75% dos participantes declaram que entram em contato com conteúdos novos através dos canais lineares de TV; e 95% dos hits da Viacom provêm da TV linear. Nesse sentido, o executivo é contundente: “A TV por assinatura nunca será afetada por essa realidade, muito menos na América Latina, onde permanecerá tão relevante como sempre”.
É por isso que a VIMN não descuida do seu portfólio de canais tradicionais. Recentemente, a companhia lançou o canal Paramount na América Latina, que chega para cobrir o segmento adulto e complementar marcas fortes, tais como MTV e Comedy Central, além do próprio Nickelodeon.
Gazzolo se despediu dando um puxão de orelha nos players encarregados de obter números de audiência na indústria. “Na Viacom movimentamos bilhões de dólares em publicidade baseados numa amostra de 5 mil pessoas. Nos EUA essa amostra é de 25 mil. Precisamos encontrar uma melhor forma de trabalhar com Ibope e Nielsen, inclusive no âmbito digital. Como posso mostrar aos anunciantes que estamos tendo um ótimo desempenho no YouTube ou nos Trending Topics?”