O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), por 52 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção, a indicação de Débora Ivanov para a diretoria da Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Débora tem curso na área de gestão pela Fundação Dom Cabral e pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas. A cineasta já participou de mais de 60 produções, sendo a mais recente o filme Que horas ela volta?, indicado para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A produção venceu recentemente o Festival de Berlim e já tem contratos para exibição em mais de 30 países.
Em sua exposição aos senadores na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, Débora citou números destacando o fortalecimento do cinema nacional. A quantidade de filmes nacionais produzidos a cada ano saltou de 30 para 130, segundo a cineasta. A bilheteria para sessões de cinema também pulou de 76 milhões para 155 milhões de ingressos por ano.
Débora Gomes ressaltou que, como diretora, pretende priorizar a destinação de mais recursos do Fundo Setorial do Audiovisual para a formação profissional de técnicos e produtores de conteúdos locais. Em relação à burocracia que ronda o setor na área pública, a cineasta afirmou que pretende enfrentá-la com “métodos mais dinâmicos de gestão”.
Fonte: Senado federal