Com 50 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (11) a indicação de Sérgio Henrique Sá Leitão Filho para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Ele é indicado para ocupar a vaga de Rosana dos Santos Alcântara, que já encerrou seu mandato. A aprovação será comunicada à Presidência da República.
Ex-diretor da ANCINE, Sério Sá Leitão foi sabatinado pela manhã na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que aprovou a indicação e um pedido de urgência para que fosse analisada ainda nesta terça-feira pelo Plenário. A indicação foi relatada pelo senador Roberto Muniz (PP-BA), que considerou o currículo do produtor compatível com a vaga de dirigente da agência.
Em sua exposição na CE, Sérgio fez um histórico de seu trabalho em vários setores ligados ao audiovisual. Recentemente, foi diretor da produtora Escarlate e do Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Ele coordenou a revitalização do Cine Odeon em 2015 e também o processo de transformação da produtora AfroRaggae Audiovisual, da ONG AfroReggae.
Sérgio também foi secretário municipal de Cultura no Rio de Janeiro e, no cargo, coordenou a revitalização da produtora Rio Filme, que se transformou na segunda maior investidora do cinema brasileiro. Aos senadores, ele destacou ainda que o setor audiovisual vive um momento positivo no país e no exterior, com uma taxa de crescimento no Brasil de 8%.
Durante a votação em Plenário, o senador Hélio José (PMDB-DF) saudou a indicação de Sérgio Sá Leitão para a Ancine, e ressaltou que, na sabatina na CE, o indicado demonstrou ter “preparo e competência” para exercer o cargo.
Fonte: Portal Senado Federal
Mais informações: BRAVI acompanha sabatina do novo diretor indicado para ANCINE