A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) acaba de assinar um acordo de cooperação com a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), organização não governamental que reúne cerca de 17 mil emissoras de rádio e televisão nas Américas.
O acordo de cooperação permitirá maior integração e atuação dos radiodifusores nos temas relativos à defesa do espectro eletromagnético, que é essencial na manutenção da própria liberdade e autonomia das emissoras de rádio e televisão. A cooperação mútua seguramente trará grandes benefícios para a televisão brasileira e latino-americana, como explica o presidente da AIR, Alexandre Jobim.
Jobim, que é o primeiro brasileiro a presidir a AIR em 22 anos, ressalta que há basicamente três pilares nos quais a radiodifusão privada se sustenta, a liberdade de expressão, a defesa do espectro eletromagnético e os direitos autorais, princípios estes que suportam a atividade do rádio e da televisão.
“A liberdade de expressão tem sido bastante ampliada com a chamada convergência tecnológica, pois onde há restrições estatais nos serviços tradicionais, o que infelizmente ainda existe em muitos países, são justamente as tecnologias digitais que têm conseguido furar os bloqueios”, observa ele.
Olímpio José Franco, presidente da SET, considera de fundamental importância a aproximação entre as duas entidades. “A AIR é uma associação experiente e respeitada, com alcance em todos os países da América Latina, e a sua tradição na defesa do acesso à informação poderá complementar os esforços que temos feito na área técnica, tanto em nossas atividades cotidianas quanto em nossos eventos”, observou Franco.
A BRAVI e a SET têm um acordo que prevê reciprocidade nos eventos e atuação conjunta em seminários regionais e outros tipos de eventos. O objetivo do acordo é fortalecer a atuação da associação em todas as regiões do país. A primeira ação regional das entidades dentro da parceira será essa de Porto Alegre, no dia 13 de maio, durante a SET Sul.