Tem início nesta terça-feira, 18, o curso “O Negócio do Audiovisual em Tempo de Transformações”, um espaço para executivos do audiovisual repensarem o modelo de negócios do setor em um contexto da sociedade ultraconectada. Realizado pelo Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV-RJ), em parceria com BRAVI e Sistema FIRJAN, através do IEl, o curso será realizado toda terça-feira das 13hàs 17h30 com duração de 84 horas. A primeira aula será na Escola Darcy Ribeiro de Cinema, outra parceira do projeto.
Serão, em geral, duas palestras por encontro e também serão realizadas oficinas que desenvolverão como colocar na prática o que for conversado em aula. Além disso, serão feitos pitchings focados em modelos de negócios.
“Sai de cena o espectador e entra o interlocutor”, afirma Cláudio D’Ipolitto, coordenador do curso. O pesquisador explica que a intenção é explorar as possibilidades que as novas tecnologias trazem para os modelos de negócios do setor audiovisual e como trabalhar em um segmento que apresenta diversas linguagens, plataformas e profissões para ser realizado.
Além disso, as aulas irão abordar questões como as cinco telas (cinema, televisão, computador, tablet e smartphone), convergência de linguagens, democratização de ferramentas para produção audiovisual e a interatividade muito além do que se vê tradicionalmente – votações por internet em programas.
“Será uma ótima oportunidade para os nossos associados pensarem não no conteúdo e sim em como trabalhar esses produtos audiovisuais. O setor passa por grandes mudanças e é cada vez mais complexo o financiamento, a produção e a distribuição. Essas oficinas vão preparar os produtores nesse sentido”, observa Mauro Garcia, diretor executivo da BRAVI.
Mais informações sobre o curso no site do SICAV.