Novas personagens, novas histórias, novas memórias. A Têm Dendê Produções está gravando a segunda temporada da série Memórias do Brasil, que contará com oito episódios de 45 minutos cada, apresentando a história de personalidades femininas brasileiras acima dos 60 anos de idade. A produção vai homenagear as atrizes Léa Garcia, Zezita de Matos e Teuda Bara, a cantora, compositora e poetisa Dona Onete, a figurinista e cenógrafa Kika Lopes, a compositora, pianista e escritora Jocy de Oliveira, a escritora, ativista e poetisa Miriam Alves e a ceramista e escultora Kimi Nii.
“Acho um privilégio estar no grupo de trabalho dessa série, reconhecendo histórias tão preciosas e importantes da cultura brasileira. A segunda temporada promete uma imersão com as mulheres presentes na nossa cultura”, define Vânia Lima, diretora geral da série.
Memórias do Brasil fará um mergulho na história da cultura brasileira, tendo como ponto de partida o olhar destas personalidades e suas trajetórias em uma narrativa que contará ainda com depoimentos importantes para as carreiras das homenageadas em cada um dos episódios, além de imagens de acervos históricos, arquivos pessoais e impressões diversas.
Walkiria Hamu Mattar dirigiu três episódios nessa temporada. Ela destaca o pioneirismo e importância dessas mulheres para a cultura nacional em áreas como dramaturgia e literatura. “Gosto muito desse trabalho. Dá voz a muita gente importante e que merece ter a memória do seu trabalho preservada. Vidas dedicadas à arte. O pionerismo de Léa Garcia, indicada no Festival de Cannes, concorrendo ao prêmio de melhor atriz em 1959 com o filme Orfeu Negro. As mãos prodigiosas da ceramista e artista Kimi Nii, que consegue juntar a exuberância brasileira com o senso estético da milenar arte japonesa. E Miriam Alves, escritora e poeta de grande importância para a nossa literatura. Essas possibilidades de caminhar por diversas manifestações da arte pura transformam o ‘Memórias do Brasil’ em uma série de suma importância”, frisa.
A série tem gravações nos estados do Rio de Janeiro, Pará e São Paulo. A direção está à cargo de Vânia Lima, Walkiria Hamu e Diogo Oliveira e os roteiros são de Diogo Oliveira, Rafaela Uchoa, Luís Silva e Ailly Cavalcante. A exibição será no Prime Box Brazil.