O filme “Tito e os Pássaros” concorrerá neste sábado, dia 2 de fevereiro, em Los Angeles (EUA), ao Annie, considerado o Oscar da animação independente. O longa-metragem, já premiado internacionalmente, é dos brasileiros Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar.
“Tito e os Pássaros” narra a história de um garoto de 10 anos que descobre uma forma de salvar o mundo de uma epidemia estranha, que deixa as pessoas doentes quando elas se assustam. A solução pode estar em uma pesquisa inacabada sobre a canção dos pássaros, feita pelo pai do menino, que está desaparecido.
Um menino e seus dois amigos partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas.
A animação recebeu o prêmio de melhor longa-metragem brasileiro no Anima Mundi e o de melhor filme de animação no Festival de Havana, ambos no ano passado. Também esteve entre os 25 pré-finalistas ao Oscar na categoria.
No Annie, vai concorrer com os seguintes filmes: “Ce Magnifique Gâteau!” (Bélgica), “Ruben Brandt, Collector” (Hungria), “Mirai” (Japão) e “MDKZ” (Japão e França).
O filme é da bits.productions, com distribuição da Elo Company (associada BRAVI/BrC) e da Europa Filmes.