“Vlavianos, o Impulso e a Razão”: documentário produzido pela Na Laje Filmes estreia dia 4 de dezembro no Canal Brasil

Aos 90 anos, o escultor Nicolas Vlavianos, um dos maiores expoentes da arte
tridimensional no Brasil, encara um dos momentos mais simbólicos de sua trajetória: ao abrir uma antiga gaveta de ferramentas, percebe que já não tem força para carregá-las. A cena marca o ponto de partida do documentário “Vlavianos, o Impulso e a Razão”, que registra o encerramento de um ciclo criativo e oferece um olhar íntimo sobre o artista e seu legado.

Produzido pela Na Laje Filmes e dirigido por Pedro Urizzi, o filme acompanha
Vlavianos (1929- 2022) enquanto ele se despede do ateliê onde produziu por
décadas, enfrentando as limitações físicas que o levaram a se afastar da escultura.

Nascido na Grécia, Vlavianos veio pela primeira vez ao Brasil na década de 60, como integrante da delegação grega na 6ª Bienal Internacional de São Paulo e acabou adotando a capital paulista como sua cidade. Suas esculturas estão espalhadas por pontos icônicos como praça da Sé, largo do Arouche e parque da Luz.

Ao longo de sua trajetória, o escultor realizou exposições individuais nos mais
importantes museus do Brasil, participou de exposições fundamentais da arte
brasileira, criou obras para vários espaços públicos e, entre outras premiações,
recebeu por três vezes o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA): em 1974, 2001 e 2017. Em 2017, a Estação Pinacoteca organizou “Vlavianos: Trajetória”, uma retrospectiva de desenhos e esculturas do artista desde os anos 60. A exposição foi a ganhadora do Grande Prêmio da APCA na categoria Artes Visuais do ano.

Entre memórias e reflexões, o documentário revela não apenas o processo de
desmontar o espaço de criação, mas também a busca do artista por compreender o sentido da arte após uma vida inteira dedicada a ela. “Vlavianos foi um projeto desafiador. Durante quase seis anos, acompanhamos a vida do artista. Foi impressionante observar a mudança de linguagem do artista, em função das limitações que o tempo foi impondo a ele. O documentário é permeado de conversas muito intimistas, e, principalmente, verdadeiras. Foi um privilégio essa convivência para eternizar seu legado”, declara Regina Campos, diretora executiva da Na Laje Filmes.

Mais do que um registro biográfico, “Vlavianos, o Impulso e a Razão” é um retrato sensível sobre o tempo, a criação e a despedida de um mestre da escultura brasileira, que transformou a dureza do metal em poesia visual.

O documentário estreia dia 4 de dezembro, às 20 horas, no Canal Brasil.

Categorias: Notícias Notícias Dos Associados.

Notícias relacionadas