Yuri Polnar, estrategista de desenvolvimento de audiência do YouTube, participou do RioContentMarket no painel “YouTube & Programas de Televisão”, dando dicas importantes para que os broadcasters fortaleçam a audiência de suas atrações fora de suas grades.
Polnar apresentou pesquisas do próprio YouTube e de outros institutos que mostram o quanto os vídeos online fazem parte da vida dessa geração: 34% dos millenials preferem assistir a vídeos online a ver os conteúdos na televisão e 4 em cada 5 usam o mobile enquanto assistem TV; 54% sentem-se desconectados se não estão com seus tablets ou celulares e um ou dois checa o celular logo que acorda. Considerando o público brasileiro, 91% dos usuários brasileiros assiste a vídeos onlines para entreter e relaxar e 86% dos internautas vêem vídeos online; 58% dos millennials brasileiros diz que o YouTube se encaixa melhor em sua rotina. “São informações bastante importantes para os canais de TV”, observa o executivo.
Ele mostrou o case do programa “The Noite”, do SBT. A equipe faz o upload dos programas na íntegra no modelo catch up (depois da exibição da atração na televisão) e usa a TV para promover a atração no YouTube. Metade dos assinantes do canal no YouTube assiste à atração entre 12h e 17h.
Polnar deu algumas dicas para os broadcasters aproveitarem a audiência na plataforma, como produzir conteúdo complementar, como erros de gravação, ou estimular os fãs a interagirem também produzindo conteúdo.