Histórico

BRAVI_Logo_V5

Entidade sem fins lucrativos fundada em 1999, com o intuito de reunir e fortalecer as empresas, voltadas à produção de conteúdo para televisão e mídias digitais no mercado nacional e internacional.

Fundada como Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV), passou a  se chamar Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) , a partir do dia 15 de agosto de 2016. A mudança de nome da associação deve-se ao entendimento de que o escopo de atividades da produção audiovisual independente no Brasil e no mundo hoje atua em múltiplas telas e plataformas, tendo como possibilidades a produção para mobile, web e video on demand, além dos canais de televisão aberta ou por assinatura e para cinema.

A BRAVI agrupa hoje mais de 600 produtoras, das cinco regiões do Brasil, apoiando-as através de iniciativas como: Projeto Setorial de Exportação, Capacitação, Políticas Públicas para o setor e desenvolvimento do mercado interno.

Estamos presentes em 19 estados da Federação, com empresas afiliadas do Amazonas (04), Bahia (16), Ceará (06), Distrito Federal (21), Espírito Santo (7), Goiás (2), Minas Gerais (19), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (4), Pará (6), Paraná (19), Pernambuco (19), Piauí (2), Rio de Janeiro (183), Rio Grande do Sul (21), Santa Catarina (11), Sergipe (1), São Paulo (306) e Tocantins (1).

Tem como principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações; oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional por meio de ações e projetos do Brazilian Content.

Através dos projetos de capacitação, de ações institucionais e de parcerias sólidas, com respaldo do governo federal, estadual e municipal e demais instituições audiovisuais, a BRAVI é hoje uma das maiores e mais atuantes associações do segmento audiovisual do Brasil.

  • PROJETO – BRAZILIAN CONTENT

O Brazilian Content (BrC) é o projeto de exportação da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2004, tem o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional e viabilizar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

O BrC é responsável pelas missões em eventos internacionais (tais como MIPTV, MIPCOM, RealScreen, KidScreen, etc). O BrC também é o responsável pela organização de eventos como os PICs – Programas Internacionais de Capacitação (como PIC Animação, PIC DOC e PIC Novos Formatos), e pela promoção de seminários no Brasil ou em outros países, sempre focados na capacitação do produtor brasileiro para o mercado internacional.

  • EVENTO – RIOCONTENTMARKET

No ano de 2011 a BRAVI realizou com enorme sucesso a primeira edição do RioContentMarket, evento internacional sobre produção de conteúdo multiplataforma aberto à indústria de televisão e mídias digitais. A segunda edição, em 2012, consolidou o sucesso do evento. A terceira edição, em 2013, realizada no Rio de Janeiro reuniu mais de 3.000 pessoas em 03 dias de extensa programação focada em capacitação, negócios e inovação. A quarta edição, em 2014, teve público 30% maior. A quinta edição do RioContentMarket reuniu mais de 3.500 profissionais do audiovisual. Já a sexta edição do evento, realizada entre os dias 09 e 11 de março, reforçou a importância do audiovisual brasileiro no cenário global. Com aumento de 16% em seu público em relação a 2015, o evento registrou 3,7 mil participantes em 2016. Ao todo, foram 522 players e palestrantes, 170 keynotes e painéis, 36 países representados e 1.180 reuniões em Rodadas de Negócios.

E a sétima, e mais recente edição do evento, realizada entre os dias 08 e 10 de março, no Rio de Janeiro, reafirmou o título de “Maior encontro de negócios da América Latina” entre produtores independentes e profissionais de televisão e mídia digitais.

Durante os três dias de exposição de conteúdo e um dia de atividades de Warm Up, foram realizadas 1.421 reuniões em rodadas de negócios, com participação de mais de 260 players. Ao todo promovidos 104 painéis em salas simultâneas de programação que contou ainda com amplos espaços de networking, áreas de exposições e salas privativas para patrocinadores e expositores.

A partir de 2018 o RioContentMarket passará a fazer parte do Rio Creative Conference – Rio2C, que além do AUDIOVISUAL, integrará também as disciplinas de MÚSICA, INOVAÇÃO e GAMES. Assim, continuam as atividades direcionadas ao mercado e aos negócios, mas o Rio2C abrirá seus portões também para os fãs e público em geral.

O Rio2C alia diversão e negócios, oferecendo um conteúdo ampliado e diferenciais como um line up de palestrantes de nível global sem paralelo no mercado, networking inigualável e experiências únicas e transformadoras para o público final. Tudo isso num espaço ímpar, a Cidade das Artes.

Para mais informações www.rio2c.com