MediamorfosisBr debate experiências do usuário

As palestras da tarde do primeiro dia de Mediamorfosis tratou de iniciativas que tiveram como objetivo melhorar a experiência do usuário. Davi Varela, roteirista e produtor de projetos interativos que reúnem games, teatro e vídeo, criador do design do game para mobile Sherlock: The Network, universo expandido da série estrelada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, contou detalhes da elaboração desse projeto, ressaltando a importância da integração com a produção e participação dos atores.

Outro palestrante foi o argentino Alfonso Almat, CEO da I amat, empresa líder em inovação tecnológica para TV, rádio e eventos. Seus aplicativos desenvolvidos para clientes como os canais argentinos Telefe e El 13 somam mais de 2 milhões de acessos e 200 milhões de minutos de uso.

Entre os projetos de êxito da I am at estão os de experiência aumentada para os programas Aliados, La Nave de Marley e Telefe Noticia. Em todos os casos, os usuários recebiam conteúdos adicionais pelos dispositivos móveis, além de participar de concursos e votações. Outros casos de sucesso da empresa foram os aplicativos para o canal El 13, o Big Brohter Argentina 2015 e o Fútbol para Todos Interactivo. No Mediamorfosis, Amat falou sobre as experiências de segunda tela e como os novos fenômenos tecnológicos e sociais transformaram-se na forma como as pessoas consomem televisão. “Hoje os consumidores são muito ativos, querem fazer parte das coisas”, destacou.

Paula Zuccotti, especialista em inovação, estratégia e previsão de tendências. Fundadora da The Overworld (http://www.thisistheoverworld.com/), consultoria com base em Londres especializada na interação entre pessoas, tecnologia e cultura, encerrou os debates do primeiro dia. Ela tem passagens pelas áreas de entretenimento e comunicação de empresas como LG, Nokia, Starbucks e Google. Paula já foi Diretora de Futuros da Seymourpowell, uma das maiores consultorias de desenvolvimento de produtos, em que criou e desenvolveu a Divisão de Investigação Etnográfica, na qual, por 12 anos antecipou hábitos de consumo e tendências mundiais aos clientes da empresa.

 

Seu primeiro livro será publicado em novembro pela editora Penguin. Everything We Touch; A 24 hour Inventory of Our Lives aborda arte, antropologia, investigação, design, moda e fotografia. No último ano, Paula entrevistou e fotografou mais de 60 pessoas em 6 continentes, documentando e construindo um diário visual de todos aqueles objetos com os quais interagimos no dia a dia. No Mediamorfosis, a palestrante compartilhou seu conhecimento trabalhando na intersecção entre desenho e transmídia, na interpretação de audiências e na necessidade de desenhar e conceber formatos baseados na interação desejada antes daquela determinada pela plataforma.

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