RioContentLab Norte recebe inscrições de projetos para consultorias especializadas

Estão abertas até o dia 22 de agosto as inscrições de projetos para as consultorias especializadas do projeto RioContentLab Norte que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro em Belém/PA. A proposta é desenvolver e aprimorar projetos de produtoras audiovisuais com a finalidade de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2018. O projeto é realizado pela BRAVI e RioContentMarket com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a parceria do Governo do Estado do Pará, Fundação Paraense De Radiodifusão (Funtelpa), Casa Civil do Estado do Pará, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE/PA) e tem a curadoria de Carla Esmeralda, curadora do RioContentMarket, e de Lucas Soussumi, coordenador de projetos da BRAVI.

Em seu 2º ano, o RioContentLab vai atender aos estados de Santa Catarina, Pará e Espírito Santo, nos meses de setembro a outubro, tendo como objetivo a capacitação dos produtores locais quanto a três gêneros distintos em suas especificidades de narrativas e vendas: documentário, ficção e animação.

 

Consultorias especializadas

A comissão de seleção dos projetos formada pelos consultores e equipe da BRAVI vai selecionar 18 (dezoito) projetos, sendo 06 em cada gênero para participar das Consultorias Especializadas com renomados consultores do mercado nacional.

 

Os projetos selecionados participam de duas consultorias divididas em dois momentos. O primeiro é uma consultoria online que acontece de 29 a 31 de agosto. O segundo é uma consultoria presencial, que será de 27 a 29 de setembro. Cada consultoria tem 30 e 45 minutos de duração e será dedicada a quesitos da narrativa e de negócios de cada projeto.

Além das consultorias especializadas os projetos selecionados simularão uma apresentação de pitching, permitindo aos participantes praticar a apresentação nos moldes em que são realizadas durante o RioContentMarket.

Na edição de 2017 do RioContentMarket, 6 produtoras participantes da 1ª edição do RioContentLab apresentaram seus projetos nas sessões de pitching para uma banca formada por players do mercado nacional e internacional.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de agosto e são exclusivas para empresas (PJ) inscritas na ANCINE e sediadas na região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Os resultados serão divulgados até o dia 25 de agosto no site da BRAVI e em e-mail enviado aos inscritos.

As inscrições para as Consultorias Especializadas e Práticas de Pitching devem ser feitas pelo link:

 

Conheça os consultores do RioContentLab

Ficção: Roberto D’Avila – Moonshot Pictures
Atua desde 1984 em televisão, vídeo e cinema. Diretor da Moonshot Pictures (www.moonshot.com.br) , atua na área de Rights Management, concepção e desenvolvimento de propriedades e produtos audiovisuais para cinema e TV . Entre algumas produções para TV estão : “Sessão de Terapia”, “9mm: São Paulo” , “The Taste Brasil” , “Desafio da Beleza”, “Brazil’s Next Top Model” , “Cozinheiros em Ação” e “FoodTruck A Batalha” Entre seus principais filmes estão: “ Ultima Parada 174”, “RosarioTijeras”, “Ilha Rá-Tim-Bum” (TV Cultura /Warner Bros) e Eliana em O Segredo dos Golfinhos ( Fox Filmes) . Trabalha com a criação de universos multiplataforma: “9mm: São Paulo” (webisodes, game, livro, viral) ; “Confissões de Acompanhantes “ ( livro, vídeos e stand up) e Confissões de um X, um Y e um Z.

 

Documentário: Belisario Franca – Giros
Há mais de 20 anos, Belisario Franca investiga histórias e universos revelando as diversas faces do povo, convidando ao deslumbramento diante da realidade. As trajetórias de centenas de personagens, reais e fictícios, viraram séries e filmes premiados sob a ótica do diretor. Destaque para “Além Mar”, melhor série para TV pela International DocumentaryAssociation,”Estratégia Xavante”, melhor criação de arte e mídia pelo Festival das Nações Unidas, “Amazônia Eterna”, exibido em 27 festivais pelo mundo, e atualmente no catálogo da Netflix, e “Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”, lançado comercialmente no Brasil e EUA, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e edição no Cine Ceará, e exibido em festivais internacionais na Europa, África e América do Norte.

 

Animação: Reynaldo Marchesini  Flamma
Reynaldo Marchesini é produtor executivo, supervisor artístico, roteirista e possui mais de dezoito anos de experiência profissional em diversas áreas do entretenimento audiovisual tais como distribuição, produção e licenciamento em televisão, cinema, internet e gestão de marcas de empresas de destaque, entre as quais os estúdios internacionais Disney, Sony Pictures, Nintendo, ABC, BBC e Nelvana. Em 2004 foi responsável pela co-produção da série de animação brasileira “Princesas do Mar”, distribuída em mais de 128 países e totalizando 104 episódios. Ganhador do prêmio APCA de 2009 com o projeto “Rádio Pipoca”, mesmo ano em que foi escolhido pelo Ministério da Cultura como consultor na capacitação de autores e produtores das dezoito novas séries de animação brasileiras do programa ANIMATV – incluindo “Tromba Trem”, “Carrapaltos e Catapultas”, “Zica e os camaleões”, “Vivi Viravento”. Atuou recentemente como produtor executivo e supervisor artístico na série de animação “Sítio do Pica Pau Amarelo”, ao longo de suas três temporadas – uma co-produçãoMixer e Globo. Reynaldo Marchesini é fundador da produtora Flamma desde 2004.

 

Programação do RioContentLab Norte conta com painéis, masterclasses e oficinas.

Durante o RioContentLabNorte em Belém serão realizados painéis, masterclasses, oficinas de pitching e direitos autorais abertas ao público em geral, com renomados profissionais da indústria audiovisual nacional que apresentarão para os participantes o processo de desenvolvimento de projetos audiovisuais dos gêneros atendidos pelo RioContentLab. Os participantes podem participar de uma oficina sobre o BNDES Procult, mecanismo de fomento oferecido pelo banco que visa o investimento no plano de negócios de empresas do audiovisual. O tema regionalização também será amplamente debatido no RioContentLab Norte em painéis com as TVs públicas e entidades representativas do setor.

 

A abertura das inscrições e programação paras os painéis, masterclasses e oficinas do RioContentLabNorte serão divulgadas a partir do dia 31 de agosto no site da BRAVI e nos meios de comunicação da associação.

Ensaio de Pitching

Os 18 (dezoito) projetos selecionados para as consultorias individuais poderão ensaiar a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.

 

 

Categorias: Eventos Notícias

Notícias relacionadas