Em um país onde os problemas de trânsito como engarrafamentos, acidentes e vias saturadas geram prejuízo bilionário, o 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária (Mobifilm) quer discutir, por meio do audiovisual, soluções para a questão. Com data marcada para os dias 12, 13 e 14 de agosto, no Centro Cultural São Paulo, evento está com inscrições abertas até 30 de junho pelo www.mobifilm.com.br.
Realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos, Ministério da Cultura, In Brasil e BNDES, o Mobifilm vai dividir os filmes da mostra competitiva em oito categorias: animação, vídeo-cidadão, escolares, universitários, TVs, independentes, oficiais e publicidade. É preciso estar atento às opções de envio das produções no regulamento do festival.
Além da exibição de filmes, o evento terá seminários em que serão debatidos assuntos como mobilidade urbana e violência no trânsito. Estarão presentes autoridades ligadas ao transporte público e profissionais que trabalham com o tema, como Pere Navarro Olivella, gestor de mobilidade de Barcelona de 1999 a 2004, além de pesquisadores e professores universitários.