Ainda estão abertas as inscrições para as oficinas que integram a programação da 2a edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 7 a 16 de novembro de 2016, no Rio de Janeiro e em Niterói. O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor audiovisual. Serão cinco modalidades de oficinas, com a oferta de 100 vagas, que acontecem nas dependências do Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro), durante a realização do evento.
Associados BRAVI interessados em participar das oficinas deverão entrar em contato pelo e-mail geovana.cypreste@bravi.tv. até 5 de outubro. Para se inscrever pelo site oficial do evento acesse: www.arquivoemcartaz.com.br. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger, sendo que, após a realização da inscrição, não será permitida a troca da opção escolhida. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a coordenação das oficinas fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.
O engenheiro eletrônico e técnico de som do CTAv/MinC, Edwaldo Mayrinck, ministra a oficina “O som no cinema”. Mayrinck vai abordar a história do som no cinema mundial e brasileiro, bem como a captação, tipos de sons utilizados hoje. “Noções básicas de conservação de documentos fotográficos” é o tema da oficina ministrada por Sandra Baruki, coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte/MinC e membro da equipe de conservação de fotografia da Copac do Arquivo Nacional. A oficina mistura a teoria com a prática, apresentando conceitos e ferramentas básicas de tratamento conservação de documentos fotográficos. A oficina “Noções básicas de conservação de películas cinematográficas”, dará um panorama sobre a preservação audiovisual, passando pela identificação e degradação dos diversos polímeros, bem como o manuseio correto das películas. As aulas ficarão a cargo dos técnicos do Arquivo Nacional Mauro Domingues, coordenador geral de preservação de acervos e do Antônio Gonçalves, pelo engenheiro químico. Encerrando a programação de oficinas, o arquivista Thiago Vieira e a conservadora Isaura Lázaro abordarão a identificação dos suportes, digitalização e higienização de acervo sonoro, juntamente com a equipe de documentos sonoros do Codac durante a oficina “Noções básicas de conservação e processamento de documentos sonoros”. A professora associada no Departamento de Ciência da Informação da UFF, Rosa Inês Cordeiro, apresentará ainda um panorama geral sobre o tratamento arquivístico de documentos audiovisuais, desde sua representação temática/descrição até sua difusão, durante a oficina “Tratamento arquivístico de acervos audiovisuais”.