Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para as rodadas de negócios da quinta edição da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo, que será realizada entre os dias 16 e 19 de novembro de 2020.
Em modalidade completamente virtual, o evento, que é um dos mais relevantes dessa área no país, mantém seus pontos fortes: os debates sobre o futuro do setor audiovisual e as rodadas de negócios entre produtores e exibidores.
Os produtores podem inscrever seus projetos por meio do site em duas modalidades: as rodadas de negócios e as sessões de pitch.
As rodadas de negócios são encontros de 20 minutos de duração, entre o ofertante e um único player. Para participar, o ofertante deve inscrever sua proposta on-line, nas categorias documentário, ficção ou animação. Os compradores selecionam os projetos que lhes interessam para compor a agenda de encontros. Na última edição da MAX, foram realizados 462 encontros.
As sessões de pitch são a apresentação curta de uma proposta a uma banca selecionada de
players. Os ofertantes podem inscrever projetos, que estejam em fase de desenvolvimento, nas categorias documentário, ficção ou conteúdo infantil. O tempo de apresentação, de 7 minutos, será mantido como nas edições anteriores. Porém, desta vez, em formato virtual, a apresentação poderá ser gravada, dando ao produtor a liberdade de utilizar esse recurso de forma criativa. Após a exibição da apresentação, será feita a defesa ao vivo aos compradores da banca.
A programação de negócios contará com a participação de 35 players de destaque nos mercados nacional e internacional, entre eles, distribuidoras, canais de TV paga e TV aberta, plataformas de vídeo on demand, agregadores e produtoras. Já estão confirmadas a presença de empresas como: Amazon, Canal Sony, Canal Brasil, Discovery Channel, Globonews, Netflix e Warner Bros.
Neste ano, a participação na programação de negócios da MAX será inteiramente gratuita,
tendo em vista o impacto da pandemia em todo o setor cultural.
A programação de conteúdo da MAX, que também é inteiramente gratuita, terá 18 debates, sendo nove diálogos com entrevistados de renome e nove painéis de 90 minutos, com três palestrantes e um moderador.
A realização do evento on-line irá permitir a ampliação do número de convidados internacionais, com destaque para representantes de países que foram atingidos pela covid-19 antes do Brasil.
Sobre a MAX
Desde a sua primeira edição em 2015, a MAX se consolidou como espaço para reflexão e caminho para viabilizar a produção, coprodução e distribuição de projetos. Neste contexto definido pela covid-19, o evento reafirma sua vocação e amplia seu alcance, oferecendo mais acesso e abrangência, por meio das possibilidades tecnológicas de interação, sem a necessidade de deslocamento dos participantes. A MAX 2020 é uma realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Sebrae Minas.
A curadoria da MAX é feita pela BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne 670 empresas produtoras do país. O gerente de projetos da entidade, Lucas Soussumi, explica que a programação vai responder a uma demanda do setor: “Há uma ansiedade dos profissionais para trocar conhecimento sobre as oportunidades que surgem após a pandemia: “Nós queremos discutir a geração de parcerias e desenhar saídas para a indústria de conteúdo de mídia e entretenimento. Neste ano, mais do que nos outros, é preciso identificar novas possibilidades”
As inscrições devem ser feitas no site www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.