Entender por que atores e atrizes não são apenas um rosto à frente de uma produção audiovisual, mas parte importante da negociação, é uma das vantagens que os participantes do RioContentMarket terão ao assistir ao painel Talento com Capital. Nele, a agente de talentos Fernanda Ribas, da FR Produções Artísticas, vai mostrar como artistas podem se envolver em diferentes etapas de um projeto em distintas mídias.
Além de um papel de protagonista, atores podem negociar percentuais nas vendas ou se tornar produtores associados, por exemplo. A prática, porém, ainda está em desenvolvimento no Brasil. “Alguns agentes têm em conta que, quando atores ganham mais representatividade, passam a ter a prerrogativa de pleitear mais envolvimento nos lucros do projeto. Afinal, eles funcionam, também, como alavancas da produção”, explica Fernanda, que empresaria Wagner Moura, indicado este ano ao Globo de Ouro de melhor ator por seu papel na série ‘Narcos’, do Netflix.
Não são apenas agentes e empresários que têm pouca informação sobre a oportunidade de fazer esse tipo de negociação. Os artistas tampouco conhecem essa possibilidade na hora de assinar um contato. “Os que são qualificados e preparados para esse papel, sim. Talvez, seja esse o grande perigo do mercado: pessoas que não estão preparadas para exercer a função. Muitas delas prescindem, inclusive, de assessoria jurídica. Já tivemos muitos casos de artistas que, depois, vieram trabalhar conosco e nos deixaram a par desse tipo de situação”, relembra Fernanda, que gerencia a carreira de cerca de 40 atores e roteiristas.
Para ela, os profissionais do audiovisual no Brasil precisam se desenvolver mais na questão dos contratos com os talentos. “Creio que o mercado brasileiro ainda precise evoluir no que diz respeito ao entendimento da importância dos atores no processo comercial das obras cinematográficas.”
Para mais informações, acesse: www.riocontentmarket.com.br