O estudo “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, lançado pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais –, em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, será tema de painel dia 9 de março, às 16h30, durante o RioContentMarket, maior evento de conteúdo audiovisual da América Latina, que acontece no Windsor Barra, Rio de Janeiro.
O estudo inédito – que abrange Cinema, TV, Publicidade e Mídias Digitais- é uma realização do projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, e foi executado pela Fundação Dom Cabral. Seu objetivo principal é evidenciar a relevância do setor audiovisual para a economia, por meio de informações que possibilitem compreender melhor a dinâmica setorial e traçar ações que contribuam com seu crescimento.
Com apresentação do levantamento feita por Erick Krulikowski, da Fundação Dom Cabral, o painel contará com mediação de Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO. Participam também André Spínola, gerente da Unidade de Atendimento Setorial – Comércio e Serviços do SEBRAE, e Débora Ivanov, diretora da ANCINE – Agência Nacional do Cinema.
O levantamento aponta que entre 2008 e 2014 houve um crescimento de 153% no volume de obras produzidas e registradas na ANCINE, atingindo 4,288 mil horas. Houve destaque para o crescimento na produção de obras seriadas, que passou de 703 horas, em 2008, para 2,943 mil horas, em 2014. Isso representou um crescimento de 318%.
Com o crescimento do Audiovisual, seu impacto econômico também aumentou. O Setor Audiovisual foi responsável pela geração direta de 98,7 mil empregos com CLT e 107,6 mil empregos indiretos, em 2014. A remuneração média no segmento chegou a R$3.685,02 em 2014, cerca de 64% acima da remuneração média do total da economia. Estima-se que a receita das empresas do setor seja de cerca de R$42,7 bilhões de reais (em valores do final de 2015).
A pesquisa qualitativa com produtoras independentes de conteúdo audiovisual revela como estas empresas usam sua capacidade criativa para atender diferentes demandas do mercado. A íntegra da pesquisa está disponível no site do projeto Objetiva, no link:
http://www.objetivaudiovisual.com.br/arquivo/Mapeamento2016-COMPLETO.pdf
Há também uma versão em forma de resumo executivo:
http://objetivaudiovisual.com.br/arquivo/Resumo_Executivo_Mapeamento_Audiovisual.pdf