Autoria de jogos eletrônicos e mercado de games são analisados por criadores durante o RioContentMarket

O RioContentMarket 2016 também abordou o crescente mercado de games e suas respectivas propriedades intelectuais no painel Games e Autoria.

O mercado de games vai de vento em popa no Brasil, faturando cerca de US$ 1,5 bilhão por ano, porém essa receita não fica no país. De acordo com Carlos Estigarribia, da RightZero, em 2014 75% das produtoras de games nacionais tiveram receita de até R$ 240 mil anuais. Apenas 4% dessas 200 empresas chegaram a R$ 2,4 milhões ou mais.

Entre os destaques, o jogo “Sword Legacy”, que deve inaugurar todo um universo narrativo transmídia, de acordo com o diretor criativo da Fableware, Arthur Protasio, uma das empresas responsáveis pelo jogo. Entretanto, a companhia trabalha com um espectro mais amplo em seus projetos. “Não nos consideramos uma empresa de games, mas de conteúdos narrativos. Com “Sword Legacy”, queremos estabelecer um universo no qual serão lançados também jogos de tabuleiro, aplicativos, quadrinhos e animações”.

A apresentação do game “A Lenda do Herói”, por Rafael Bastos, da Dumativa Estúdio de Criação, mostrou um jogo em plataforma 2D cuja trilha sonora – inteiramente cantada em português – vai narrar exatamente o que o jogador está fazendo, inclusive se por acaso deixar o boneco parado, ou seguir pela direção errada. A iniciativa foi financiada por meio de uma campanha de crowdfunding promovida pelo Catarse em setembro de 2014, que bateu recordes chegando ao valor pretendido em somente 24 horas.

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