A Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT), de Portugal, assinaram nesta quinta-feira, 9 de março, um acordo de cooperação para ampliar as oportunidades de coprodução entre seus associados. Um dos objetivos dessa iniciativa é atuar conjuntamente em busca da ampliação do acordo de cooperação entre os governos do Brasil e de Portugal, que atualmente é válido apenas para cinema, a projetos voltados à TV e outras plataformas do audiovisual.
“A aproximação do mercado brasileiro com o português tem se dado há alguns anos. Recentemente, a APIT fez um estudo que identificou um amplo espaço para coprodução voltada à TV. Esse mapeamento veio ao encontro do momento positivo do mercado audiovisual brasileiro, que está aquecido. É um acordo que certamente trará bons frutos para os produtores de conteúdo em língua portuguesa”, diz Mauro Garcia, presidente da BRAVI.
Para Susana Gato, secretária geral da APIT, “este é um acordo histórico e estamos a dar passos importantes para uma proximidade entre os nossos países, com um foco especial no estímulo das coproduções.”
A iniciativa busca ainda melhorar o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual; – ampliar a colaboração na realização de atividades de formação, atualização, estágios e / ou consultorias; fortalecer as ações para promover o setor em ambas as regiões; gerar canais para fluxo de material e promover a criação das condições necessárias para o desenvolvimento de coproduções entre os dois territórios; encontrar condições técnicas e financeiras para a realização de eventos para o mercado audiovisual de língua portuguesa em Portugal.