Não importa se é web, mobile, vídeo on demand, telas tradicionais ou smarts. O fato é que a evolução do consumo de conteúdo via plataformas de diversos tipos de dispositivos vem deixando o conceito de janela de exibição em segundo plano, e o que acaba ganhando cada vez mais relevância é o tipo de narrativa e o quanto ela pode atuar como fator de engajamento da audiência.
Nesse contexto, a produção de conteúdo se aproxima cada vez mais da tecnologia. “As pessoas e, principalmente os profissionais do setor, precisam entender o quanto a tecnologia tem influenciado a produção de conteúdo e o quanto a produção de conteúdo tem se apropriado de novas tecnologias. É uma via de mão dupla”, afirma Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente), também integrante do Conselho Deliberativo da SET.
Garcia atuará como moderador no painel “Conteúdo Original – O Fim das Janelas?”, que acontece das 15h40 às 17h do dia 28 de agosto como parte do 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. Um dos pontos levantados por Garcia é o de como as tecnologias auxiliaram na distribuição do conteúdo, que, por sua vez, tem experimentado um salto de qualidade e com alto potencial para engajamento e conquista do público-alvo.
O painel contará com cinco palestrantes: Roberto d’Avila, fundador da Moonshot Pictures, produtora especializada em projetos audiovisuais para cinema e televisão; Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil; Beto Gauss, sócio e produtor da Prodigo Films; Marcio Yatsuda, presidente da Movioca Content House e Paulo Rabello, diretor de Engenharia de Entretenimento da TV Globo.
O 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento da SET tem expectativa de reunir 2 mil participantes que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.
Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.