BrLab tem inscrições abertas até 15 de julho

A sexta edição do BrLab – laboratório de desenvolvimento de projetos no Brasil acontece de 21 a 28 de outubro de 2016, em São Paulo, e os profissionais interessados em participar poderão inscrever seus projetos gratuitamente até o dia 15 de julho de 2016 pela presente convocatória. As atividades do laboratório são direcionadas ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem da América Latina e da Península Ibérica e à qualificação de profissionais do setor audiovisual de toda a região.

O BrLab é uma atividade desenvolvida pela Klaxon Cultura Audiovisual, em correalização com a Spcine e a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e da ANCINE – Agência Nacional de Cinema. Suas atividades acontecem de 21 a 28 outubro, no período de realização da 40a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, também graças ao apoio da FiGa/Br, da Vitrine Filmes, do Programa Cinema do Brasil, da LatAm Cinema, do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement), da Recam (Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul), e da Revista de Cinema.

Até o dia 15 de julho de 2016, poderão ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção em desenvolvimento de qualquer país da Ibero-América, desde que já tenham produtor (a) e diretor(a) definido(a)s. Serão selecionados pela convocatória nove projetos, no mínimo, cuja divisão geográfica dependerá de diferentes aspectos e respeitará minimamente os convênios já pré-estabelecidos, conforme descritos abaixo:

Uma vaga reservada a ao menos um projeto de empresa produtora associada ao Programa Cinema do Brasil, que deverá participar pelo mesmo processo seletivo que os demais.

Além dos nove projetos a serem selecionados, a organização já selecionou um projeto dentre os apresentados em março no Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse (Cinéma en Développement).

É de fundamental importância que os selecionados se disponham a compartilhar seus projetos com todos os profissionais participantes – uma vez que parte estrutural do programa se desenvolve a partir de discussões coletivas – e que se comprometam a entregar os materiais de trabalho, em espanhol e em português, até 15 (quinze) dias após o anúncio da seleção dos participantes. Para tal, no ato da inscrição será exigido o envio de um termo em que o participante aceita compartilhar seu projeto com os demais participantes. Este espaço é desenhado para reflexão, propulsão e análise de projetos em desenvolvimento e configura-se como um ambiente propício para a discussão coletiva, em âmbito internacional, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem. Os representantes dos projetos selecionados deverão ler, anteriormente ao início das atividades, o resumo dos demais projetos do grupo.

Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira e internacional, tais como Agustina Chiarino (Uruguai), Agustina Llambi-Campbell (Argentina), Fernanda del Nido (Argentina/Espanha), Mariana Rondón (Venezuela), Miguel Machalski (Argentina/França), Paula Astorga (México), Sandro Fiorin (Brasil/EUA), entre outros. A lista completa de consultores e palestrantes será divulgada após a seleção de projetos. Pela primeira vez, será realizado também um workshop paralelo direcionado a jovens produtores da cidade de São Paulo interessados em internacionalizar suas carreiras e projetos. Essa atividade terá convocatória específica, programada para a segunda quinzena de agosto.

A organização do BrLab cobrirá os custos de uma passagem aérea por projeto, e ainda, os custos de hospedagem e alimentação para dois integrantes (produtor e diretor/roteirista) de cada projeto selecionado vinculado a profissionais não-residentes em São Paulo. Os participantes ficarão alojados em apartamentos na categoria double, e deverão viabilizar ou custear, necessariamente, a passagem aérea para a participação do segundo representante do projeto.

Ao menos um dos projetos selecionados dentre os representados por empresas produtoras de países do Mercosul expandido receberá apoio financeiro concedido pela Recam no valor de USD 500,00 (quinhentos dólares americanos) para custear a participação de profissionais da região com despesas de viagem, como passagem e hospedagem. A decisão  do projeto que receberá a(s) bolsa(s) para custeio da participação é de responsabilidade da instituição, através de formulário específico a ser preenchido após a divulgação da seleção final.

Também serão promovidas atividades abertas ao público, tais como masterclasses, debates e estudos de caso. Todas as atividades são gratuitas. Também será realizado um workshop paralelo direcionado a jovens produtores da cidade de São Paulo interessados em internacionalizar suas carreiras e projetos. Essa atividade terá convocatória específica, programada para a segunda quinzena de agosto.

 

Premiação

Duas empresas apoiam o BrLab através de incentivo a dois projetos aos quais conferirão prêmios-aquisição, nas seguintes bases:

–  Prêmio FiGa Films: prêmio-aquisição FiGa/Br para um dos projetos participantes de nacionalidade brasileira, desde que tenham aproximadamente 50% do orçamento já captado, para representação internacional – world sales (com exceção do território do país produtor e/ou dos países coprodutores). Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado;

–  Prêmio Vitrine Filmes: prêmio-aquisição para filmes latino-americanos que não sejam de origem brasileira, em qualquer estágio de financiamento, para distribuição comercial no território brasileiro, somente em salas de cinema. Caberá exclusivamente aos representantes da empresa presente nas atividades a decisão de qual projeto será laureado e de como será formalizado o contrato, bem como estipular os procedimentos pertinentes ao acompanhamento do desenvolvimento do projeto premiado.

Um festival profissional internacional apoia o BrLab através do incentivo a um projeto ao qual conferirá um prêmio, nas seguintes bases:

– Prêmio Cinéma en Développement: um dos projetos brasileiros participantes do BrLab será convidado a se apresentar no Cinéma en Développement do Festival Rencontres Cinémas d’Amérique Latine de Toulouse, espaço desenhado como um local de encontros entre profissionais da América Latina e da Europa. Caberá exclusivamente aos representantes da organização a decisão sobre o projeto selecionado.

Inscrições e informações no site: http://lab-br.com.br/ano/2016/

Tags:

Notícias relacionadas