O Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de televisão (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) organiza a participação de uma delegação de produtores brasileiros no Discop África, em Johannesburg (África do Sul), e no Asian TV Forum, em Singapura. As iniciativas fazem parte da proposta do programa de abrir novos mercados-chave para a produção independente brasileira.
Esse é o quarto ano que o BTVP leva uma delegação ao Discop. Alguns produtores brasileiros já têm desenvolvido coproduções com empresas do continente. Uma das pioneiras em trabalhar com a África é a associada Cinegroup, que mantém, inclusive, um escritório em Maputo, Moçambique. A Cinegroup trabalha sempre com produtores locais e já produziu documentários como o Mama África e as séries Nova África e Presidentes Africanos. Os mais recentes projetos são os documentários Born Free, com foco na geração que votou pela vez nas eleições sul-africanas de 2014 e nasceu no ano do fim do apartheid, e a série DNA África, ainda em produção, que se propõe a investigar a origem dos afrodescendentes e a importância dos africanos na construção do Brasil.
Outra produtora que desenvolveu há pouco tempo um projeto com a África foi a mineira Cisup, que coproduziu a série “Express Caipirinha” com a sul-africana AAA Entertainment. A série de 13 episódios de 26 minutos já tem acordo com canais na África do Sul e está sendo negociada com um canal no Brasil.
No caso do Asia TV Forum, importante evento de entretenimento do continente asiático, esse é o segundo ano em que o BTVP participa. O Discop África acontece de 4 a 6 de novembro e o Asia TV Forum de 2 a 4 de dezembro. As inscrições vão até o dia 8 de setembro. Mais informações no link.