Com recorde de participantes, RioContentMarket 2016 reforçou importância do audiovisual brasileiro no cenário global

O RioContentMarket 2016 já havia acenado para o grande êxito que o esperava mesmo antes de seu início, quando dois dias antes de seu primeiro dia, já registrava fila de espera para seu credenciamento. Essa alta expectativa converteu-se em um aumento de 16% em seu público em relação a 2015, fazendo com que o evento chegasse aos 3,7 mil participantes neste ano.

 

Lotado, o centro de eventos do Hotel Windsor Barra recebeu um público composto pelos principais players do mercado audiovisual internacional e brasileiro – produtores, diretores, roteiristas e executivos de canais e estúdios – entre 9 e 11 de março, em um encontro marcado pela discussão da representatividade de gênero no universo audiovisual, e pela sustentação da Condecine das Teles, um tributo cujos recursos são direcionados ao Fundo Setorial do Audiovisual.

 

Mais uma vez, o maior mercado audiovisual da América Latina reuniu como palestrantes e debatedores nomes de extrema relevância para o setor, em escala internacional, como o produtor Steve Golin (vencedor do Oscar de melhor filme por “Spotlight” e também responsável pelas séries “Mr. Robot”, “True Detective”, “The Knick” e do longa “O Regresso”), o produtor e roteirista Howard Gordon (das séries “Homeland” e “24 Horas”), o coprodutor de “Transparent” e consultor do filme “Garota Dinamarquesa”, Rhys Ernst, e a criadora da série “Jessica Jones” e roteirista de “Dexter”, Melissa Rosenberg.

 

Para Marco Altberg, presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (BRAVI), realizadora do evento, outro forte ponto positivo foi a presença de investidores privados e grandes patrocinadores. “Com isso, tivemos certeza de que o mercado comprou o RioContentMarket. A cada edição, pensamos ter chegado a um tamanho ideal e que ficaremos nesse patamar. Porém, no ano seguinte, sempre nos surpreendemos, pois temos de criar um RioContentMarket maior”. O evento teve entre os seus mais importantes parceiros a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riofilme, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além do Sistema Firjan, da Spcine e da TV Brasil.

 

Entre os expositores premium, estiveram a TV Globo, SBT, Record, YouTube, Universal Channel e Grupo In Press, além de mais de 30 outros expositores do mercado audiovisual e inúmeros parceiros de mídia. Esta edição reuniu 197 players e 325 palestrantes, 61 expositores, 165 jornalistas na cobertura e 125 estudantes de comunicação. A presença massiva do mercado deu-se pela presença de 1.893 produtores credenciados. O RioContentMarket recebeu participantes de 32 países, e delegações de Canadá, Reino Unido, França, Argentina, África do Sul e Alemanha. No âmbito nacional, o evento contabilizou ainda participantes de 20 estados brasileiros e duas delegações oficiais, do Ceará e do Rio Grande do Sul.

 

Nas rodadas de negócios, em que produtores puderam apresentar seus projetos para players nacionais e estrangeiros, foram realizadas 1.180 reuniões, que resultarão em produções exibidas em todo o mundo.

 

Repetindo uma fórmula de sucesso das edições passadas, o RioContentMarket 2016 teve curadoria de Esmeralda Produções e foi organizado pela Fagga | GL events Exhibitions. A edição 2017 já tem data para acontecer: de 8 a 10 de março.

 

Notícias relacionadas