Quem for apresentar projetos ao canal Curta! nas rodadas de negócios do RioContentMarket 2016 – cujas inscrições vão de 7 a 21 de dezembro – terá a chance de emplacar produções de diferentes tipos. Em sua grade, o canal tem espaço para programas sobre música, arte, cinema, pensamento e sociedade. “Só não queremos animação nem ficção”, explica Bibiana de Sá, responsável pela programação e curadoria do canal.
Por receber conteúdo de assuntos distintos, como filosofia, história, arquitetura, artes visuais e meio ambiente, o Curta! exibe produções com estruturas variadas, assim como o tempo do programa no ar. “Não temos apego ao formato”, complementa Bibiana. Por isso, séries documentais, por exemplo, não precisam seguir um padrão de número de episódios.
Ela avisa que é importante chegar à rodada de negócio com o projeto bem detalhado. “Faz muita diferença ter um piloto, pois conseguimos entender a pegada do projeto, saber como é o trabalho da produtora e ver se há empatia como nosso canal”, conta ela, que observa uma evolução na maneira com que os produtores têm apresentado os projetos ao longo das edições do RioContentMarket. “Agora que o canal já está com uma cara bem definida, eles chegam com conhecimento.”
Há apenas três anos no ar, o Curta! é um dos canais que mais colabora para fomentar o mercado audiovisual do país por exibir pelo menos 12 horas de programação vinda da produção nacional independente. “A demanda do canal por ano é de mais de 300 horas novas”, diz o diretor do canal, Julio Worcman.