O 54º Festival Internacional de Cinema de Nova York (NYFF) abriu inscrições para documentários, filmes experimentais e curta-metragens e vai recebê-las até de 19 maio. Desta vez, o NYFF não aceitará inscrições de longas de ficção. A edição deste ano vai de 30 de setembro até 16 de outubro, na cidade americana.
A programação de curtas será dividida em quatro categorias: curtas de Nova York, curtas de ficção, curtas documentários e histórias de gênero. A organização do evento considera como curtas os filmes com duração inferior a 50 minutos. Para serem elegíveis, as obras inscritas precisam ser inéditas em Nova York e finalizadas a partir de 2015.
Para se inscrever é preciso utilizar a plataforma Withoutabox, preencher um formulário e pagar de uma taxa, que varia de acordo com a antecedência da inscrição. Até 12 de maio o valor é de US$ 65, passando a US$ 85 até o prazo limite, no dia 19 de maio. O processo de inscrição, incluindo o envio da obra, pode ser realizado totalmente pela internet.
Os filmes selecionados para o Festival de Cinema de Nova York podem solicitar apoio junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine), por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. O programa, que contempla obras audiovisuais oficialmente convidadas a participar de 95 festivais e 35 laboratórios ou workshops em todo o mundo, pode conceder cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para a promoção de filmes no evento. Para mais informações sobre como solicitar o apoio, é preciso acessar o regulamento do programa na página da agência.
As informações sobre as inscrições para o NYFF estão disponíveis em inglês o site do festival.