O Festival Varilux de Cinema Francês realiza pelo quinto ano o Laboratório Franco Brasileiro de Roteiros, dirigido por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), que acontecerá no Rio de Janeiro (Hotel Fairmont) entre 20 a 24 de junho de 2022, em formato presencial.
Destinado a roteiristas, diretores e produtores, o laboratório permite o desenvolvimento da escrita dos projetos dos participantes, principalmente de roteiros de longa-metragem e séries de TV. O objetivo é acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores, ajudando-os a encontrarem suas particularidades e reforçarem a narrativa.
O Laboratório selecionará 16 projetos, divididos entre 4 grupos ministrados por roteiristas-professores do Conservatoire Européen d’Ecriture Audiovisuelle (CEEA – Paris) : Corinne Klomp, Pascale Rey, Jean-Marie Chavent e Nicolas Clément.
As inscrições podem ser realizadas até 1 de junho no site do festival. O resultado da seleção será anunciado no dia 6 de Junho.
Este ano o festival traz uma novidade: vai organizar, pela primeira vez, 2 dias de encontro profissional em torno das séries de TV, em São Paulo, no 21 de junho, e no Rio, no 24 de junho, com uma delegação de profissionais franceses, e a exibição de uma seleção das melhores séries francesas recentes.