Estão abertas as inscrições para o Hot Docs – Festival Internacional de Documentários do Canadá. O evento acontece entre 27 de abril e 7 de maio, em Toronto, e traz em sua programação duas mostras competitivas: uma canadense e uma internacional. Além delas, diversas mostras não-competitivas e um evento de mercado para a comercialização de obras também fazem parte do programa.
O Hot Docs é reconhecido como qualificador para grandes premiações como o BAFTA e o Oscar. O vencedor na categoria melhor documentário de curta-metragem se qualifica para a avaliação da Academia, tendo a possibilidade de se eleger entre os candidatos à premiação.
Para a comissão do Hot Docs, os curtas-metragens são produções de até 40 minutos, enquanto os médias-metragens tem duração entre 41 e 59 minutos e os longas são as produções que duram 60 minutos ou mais. Para ser considerado elegível o filme não pode ter tido qualquer exibição pública na cidade de Toronto, nem estar disponível na internet, além de ter sido finalizado a partir de 2 de janeiro de 2016. As cópias devem ser legendadas ou dubladas em inglês.
Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário online disponível no site do evento. A distinção de formato também permeia os prazos de envios das produções e suas taxas de pagamento. Até 7 de dezembro, o valor para curtas-metragens é de 35 dólares e para os médias e longas de 100 dólares. Durante o prazo estendido, que vai até 9 de janeiro, a inscrição de curtas custa 55 dólares, enquanto que para médias e longas o valor fica em 150 dólares.
Mais informações sobre o processo de inscrição estão disponíveis no site do evento.