Estão abertas as inscrições para a edição pernambucana do RioContentLab, que acontecerá entre 27 e 30 de setembro em Recife. O projeto, realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) e RioContentMarket, com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), em parceria do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e com a curadoria de Carla Esmeralda (curadora do RioContentMarket) e Lucas Soussumi (coordenador de projetos da BRAVI), pretende desenvolver e aprimorar projetos de produtoras audiovisuais do nordeste para prepará-los para as rodadas de negócios do RioContentMarket 2017, marcado para os dias 8, 9 e 10 de março do ano que vem.
Em seu primeiro ano, o RioContentLab atende os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, nos meses de julho a setembro, e visa a capacitação dos produtores locais em relação a três gêneros e suas especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação.
Voltado exclusivamente para realizadores do estado de Pernambuco, o evento promoverá consultorias especializadas e práticas de apresentação de projetos em pitching (experiência indispensável para produtores que pretendem apresentar projetos para os players do mercado), ambas atividades destinadas à pessoa jurídica (duas pessoas por empresa).
O RioContentLab em Pernambuco realizará ainda master classes e oficinas de pitching, abertas ao público em geral, com importantes nomes da indústria audiovisual nacional que apresentarão para os participantes o processo de desenvolvimento de projetos audiovisuais dos gêneros atendidos pelo RioContentLab.
As inscrições para as consultorias especializadas,que terminam no dia 22 de setembro, e para práticas de pitching devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/RVfFUjmCIvESZJez2
Para as master classes, cujo prazo de inscrição vai até 23 de setembro, acesse: https://goo.gl/forms/HqjmRbfQWCyvaoEG3 .
As inscrições para todas as atividades são gratuitas. A programação completa do RioContentLab Pernambuco pode ser vista no link: http://goo.gl/jTmBw1
O evento será realizado no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, na Rua Capitão Lima 250, Santo Amaro – Recife/PE.
Confira detalhes da programação:
Master classes
Rodadas de negócios RCM
A curadora Carla Esmeralda apresentará as rodadas de negócios do RioContentMarket, principal evento de mercado audiovisual da América Latina, que possibilita a realização de mais de 1.100 rodadas de negócios entre produtores e os maiores players da indústria audiovisual por edição. Serão abordados temas com as boas práticas das rodadas , o processo de inscrição, a análise dos players e o modelo de apresentação dos projetos.
Carla Esmeralda é especializada em consultoria para desenvolvimento de projetos culturais e programas audiovisuais desde o fim dos anos 1980 e é curadora e sócia do RioContentMarket desde a sua primeira edição. Já realizou 18 edições dos laboratórios de roteiros, hoje sob a chancela Laboratório Novas Histórias, que começou em 1998. Desde 2003, é curadora e sócia do Festival Internacional de Cinema Infantil, hoje em sua 14ª edição. É especialista em técnicas de pitching, disciplina que introduziu e ministrou na FGV Rio de Janeiro e São Paulo entre os anos de 2003 e 2008.
Técnicas e apresentação de pitching
O consultor de pitchings Vitor Lopes apresentará o formato e a dinâmica de apresentação de projetos em técnicas de pitching para que todos possam compreender as regras de funcionamento do pitching e como utilizá-las também nas rodadas de negócios.
Desenvolvimento de projetos – Documentários
A produtora e roteirista Daniela Capelato apresentará aos produtores o processo de desenvolvimento de projetos de documentários factual e de variedades destinado a produção de séries de televisão.
Daniela é produtora e roteirista, presta consultoria em filmes de ficção e documentário e atua como script doctoring, serviço de análise crítica de roteiros e argumentos. Tem em seu currículo projetos de longa-metragem e para TV. Coordenou os cursos de Gestão de Projetos de Documentário para a FGV, além da participação no período de 2007 e 2009 no projeto setorial Brazilian TV Producers, realizado pela BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em consultorias à Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO). Desde 2011, trabalha como curadora e consultora do programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN.
Desenvolvimento de projetos – Animação
O produtor Reynaldo Marchesini, responsável por realizações como ‘Princesas do Mar’ e ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’ apresentará aos produtores o processo de desenvolvimento de projetos de animação destinado à produção de séries de TV.
Marchesini tem 18 anos de experiência profissional na área de TV, cinema, entretenimento, internet e marcas (branding) em empresas de destaque em seus segmentos, tendo sido responsável pela representação no Brasil de estúdios internacionais como Disney, BBC, Sony, Nintendo, Nelvana, entre outros. Com a fundação da produtora Flamma, passou a atuar na área de produção audiovisual. Destaque para a produção da primeira série de animação brasileira em coprodução internacional ‘Princesas do Mar’, vendida para mais de 128 países.
Desenvolvimento de projetos – Ficção
A escritora e roteirista Sonia Rodrigues, autora do livro ‘Como Escrever Séries’ apresentará o processo de construção de uma série de ficção por meio da análise dos elementos que devem constar em um roteiro.
Sonia é escritora, roteirista e doutora em literatura, com 30 livros publicados, roteiros de telenovela, de documentários e produtos para internet (sites, plataforma e jogos). Publicou o livro ‘Como escrever séries’ depois de ter realizado engenharia reversa de 64 séries estrangeiras e brasileiras. Atua em roteiros de longa-metragem, desde 2003, com cerca de 1.200 roteiros avaliados até hoje, especialmente para a Globo Filmes, além de ministra cursos na Escola de Séries e na pós-graduação em roteiro das Faculdades Hélio Alonso (FACHA) e de Gêneros e formatos de séries para TV na Escola de Séries. Supervisiona projetos de séries em Sala de roteiristas Autoria C.
Consultorias Individuais
Os consultores e produtores selecionados se encontram para uma conversa sobre narrativa, formatação e desenvolvimento dos projetos de acordo com o gênero escolhido no momento da inscrição. Serão selecionados 6 (seis) projetos de cada gênero, totalizando 18 (dezoito) projetos desenvolvidos por cidade do RioContentLab, com objetivo de garantir forte presença da região nordeste na sétima edição do RioContentMarket. A carga horária estimada de consultorias por projeto é de 90 minutos.
De 8 a 18 de setembro, os produtores poderão apresentar projetos para as consultorias individuais do RioContentLab, o resultado dos projetos selecionados será divulgado no dia 22 de setembro.
Ensaio de pitching
Os 18 (dezoito) projetos selecionados para as consultorias simularam a apresentação dos projetos para a banca formada pelos consultores do RioContentLab. A dinâmica tem como objetivo apontar e corrigir detalhes dos projetos e da apresentação dos produtores. A participação no ensaio de pitching é destinada exclusivamente aos projetos selecionados, porém aberta ao público participante.
As master classes e oficina de técnicas e apresentação de pitching serão destinadas a profissionais do setor audiovisual, pessoas físicas e jurídicas, sediadas no Estado de Pernambuco e limitados a 80 inscritos por dia.
As consultorias individuais e ensaio de pitching serão limitados a produtoras independentes, pessoa jurídica, inscritas na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e sediadas no Estado de Pernambuco (duas pessoas por empresa). Cada produtora poderá inscrever 01 (um) projeto por gênero. Serão escolhidos 6 (seis) projetos por gênero, totalizando 18 (dezoito) projetos por edição.
Confira a programação completa aqui.
Para mais informações sobre inscrições, programação das masterclasses e consultorias individuais entre em contato pelo e-mail lab@riocontentmarket.com .