Interessadas em expandir os negócios em animação, nove produtoras brasileiras vão ao Mifa com o Brazilian Content

O Brazilian Content, programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levará uma delegação composta por oito produtoras ao Mifa, mercado integrado à programação do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França. O evento acontece de 13 a 16 de junho. Integram a delegação brasileira a 2DLab, Animaking, Coala Produções, Copa Studio, Intro Pictures, Primo Filmes, Valu Animation Studios, Vetor Filmes e ZQuatro .

Das nove produtoras, cinco são estreantes no mercado. A 2DLab, veterana na área de animação e nos mercados internacionais, é uma delas. “Nosso objetivo agora é justamente expandir a distribuição de nossos produtos”, destaca André Breitman. As apostas da 2DLab para o evento são as séries de animação “Meu Amigãozão” e a inédita “Conta Comigo”, além do longa-metragem ainda em fase inicial “A Ira de Deus”, baseado na obra de Glauber Rocha “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

Outra empresa que vai ao evento pela primeira vez é a Intro Pictures, que busca coprodutores europeus, especialmente franceses, para projetos de séries e longas-metragens de animação. A produtora levará o longa-metragem “Nina”, uma coprodução com a Carmela Conteúdos.

Como de costume, obras brasileiras estão na competição do festival. “Endangerd Love” e “Fábrica de Emoções”, da Lobo e da Vetor Zero, empresas que pertencem ao mesmo grupo da Vetor Filmes, concorrem na categoria de filmes comissionados. Há ainda duas produções brasileiras concorrendo na categoria de curtas-metragens-  “Vênus”, dirigida por Sávio Leite, e “O Poeta das Coisas Terríveis”, de Guy Chaineaux.

O Brazilian Content participa do mercado desde 2012, pois a animação é uma linguagem importante para o audiovisual brasileiro e tem se desenvolvido bastante no país. Nos últimos anos, obras brasileiras foram premiadas pelo festival, como o curta ‘Guida’ e os longas ‘Uma história de amor e fúria’ e ‘O Menino e o Mundo’. Além disso, no ano passado, obras brasileiras foram destaque nos pitches (Tito e os Pássaros) e nas mostras competitivas (‘Caminho dos Gigantes’, ‘World of Autism’, ‘A Man Called Man’ e ‘Amor de Papel’).

Pela primeira vez, o mercado terá um espaço chamado Mifa Campus, com o objetivo de promover o encontro entre profissionais  e estudantes de animação. O brasileiro Carlos Saldanha, diretor de “A Era do Gelo” e “Rio”, será um dos profissionais que compartilhará experiências com estudantes no dia 13 de junho.

Notícias relacionadas