MAX 2018 aposta no potencial de negócio das produções independentes

Objetivando o fomento e qualificação do setor audiovisual, assim como de outras importantes plataformas da indústria criativa – como games, música, tecnologia e informação -, a Max 2018 (Minas Gerais Audiovisual Expo), que acontece de 28 de agosto a 1º de setembro, em Belo Horizonte, vem, a cada edição, prestando uma importante colaboração para reposicionar a produção independente como uma opção extremamente qualificada, criativa e economicamente competitiva.

Em sua 3ª edição, a Max irá reunir relevantes empresas nacionais e estrangeiras compradoras, coprodutoras e investidoras, interessadas no estabelecimento de parcerias para aquisição, coproduções e licenciamentos de conteúdo audiovisual. No ano passado, o evento registrou uma expectativa de negócios da ordem de R$ 380 milhões, volume 45% maior ao contabilizado em 2016, ano de lançamento do festival mineiro. Para as Rodadas de Negócio da próxima edição, o evento recebeu 429 inscrições de projetos audiovisuais vindo de 11 estados brasileiros, onde destacam-se Minas Gerais (55,94%), Rio de Janeiro (15,31%) e Bahia (7,23%) com o maior número de projetos.

Os resultados obtidos pelos profissionais inscritos nas rodadas de negócios do evento revelam, mais do que um mercado em franca expansão, a possibilidade de ampliar a presença da indústria de audiovisual independente nos mercados brasileiro e internacional. “A exposição joga luz sobre a produção mineira, mostrando que existe vida de audiovisual em Minas Gerais”, atesta o produtor de cinema e tv, Breno Nogueira, que obteve, durante a participação na edição 2017 da Max, oportunidades de captação de recursos que somam R$ 12 milhões.

Segundo Nogueira – que comemora a veiculação de uma série no Canal Futura, um contrato de distribuição com a Linearte Filmes e uma coprodução com a Grifa Filmes -, a Max possibilita “conversar com quem faz negócios e produzir localmente de forma a exportar nossa produção”. Para o produtor, com um maior volume de “obras prontas” o setor mineiro de audiovisual ganhará competitividade perante o eixo Rio x São Paulo, mercados que detêm a produção nacional. “O evento fomenta a produção no estado e, com obras prontas, vamos para fora e vendemos. O mais importante é o reconhecimento que o evento também traz para a produção local”, completa.

Para a próxima edição da Max, já confirmaram presença as seguintes empresas: Academia de Filmes, Arte 1, AXN, Canal Brasil, Canal Curta!, Cineart Filmes, CineBrasilTv, Comedy Central, Elo Company, Fashion TV, FOX, FOX Premium, Giros, Glaz, GloboNews, GNT, H2O Films, Investimage, Mais Globosat, Moonshot Pictures, MTV, Music Box, Nat Geo, Nat Geo Kids, Nickelodeon, Nick Jr., O2 Play, Panorâmica, Paramount Channel, Prime Box, Rede Minas, Sony, Telecine, Travel Box, TV Brasil, TV Cultura, TV Globo Minas, TV Rá-Tim-Bum, Videocamp, Vitrine Filmes, Viva, Woohoo e ZooMoo.

Veja mais a programação completa do evento.

 

Tags:

Notícias relacionadas