Referência no mercado de animação independente, Bill Plympton ganha uma mostra com 45 filmes na Caixa do Cultural do Rio, de 12 a 24 de abril, e no cinema Caixa Belas Artes, em São Paulo, de 14 a 20 de abril. O evento é uma produção da Boulevard Filmes, associada BRAVI.
Além da exibição de sete longas e 38 curtas, a mostra ‘Bill Plympton – O Rei da Animação Independente’ terá debates e master classes com o diretor nas duas cidades. A ideia é promover o contato do público não apenas com os filmes exibidos, mas também com as questões que envolvem a animação e a obra do animador. Em São Paulo, a master class será no dia 15 de abril, às 18h30, no Caixa Belas Artes. No Rio, será dia 17, também às 18h30, na Caixa Cultural.
O debate Produção de Animação Autoral, em São Paulo, será no dia 14 de abril, com a participação de animadores como Rosana Urbes, Fábio Yamaji, Thomas Larson e César Cabral. No Rio, o debate será no dia 21 de abril e terá a presença dos animadores Zé Brandão, David Mussel, Sandro Menezes. Em ambas os dias, o curador da mostra, Marão, participará.
“A mostra acontece em um momento crucial da valorização do autor de animação no Brasil. Dois meses após a primeira indicação de um longa de animação brasileiro ao Oscar, realizado com estilo próprio e sem se submeter à estética industrial ou comercial, teremos a maior retrospectiva já apresentada no país de um norte-americano que é a essência da resistência independente da animação mundial”, afirma Marão.
A programação completa e as informações da mostra estão no site www.mostrabillplympton.com.br