Narrativa em jogos eletrônicos tem painel com Steve Ince, autor da série Broken Sword

Escritor e designer de jogos, o inglês Steve Ince fez apresentação de abertura do terceiro e último dia do RioContentMarket de 2015. Ince é um autor premiado, com jogos comoBeneath a Steel Sky, a série Broken Sword e The Witcher no currículo.

Ince fez uma rápida explanação de sua carreira. “Há 22 anos, comecei a trabalhar como artista e animador de jogos, passei pela produção e então para a escrita. Desde então, games eletrônicos absorvem elementos da mídia tradicional e oferecem a interatividade para o jogador. Desde jogos com grande narrativa, até puzzles mais simples e casuais. No entanto, em qualquer um dos casos, uma boa história valoriza seu jogo, para além da jogabilidade”. Ince enfatizou o fato de que a narrativa deve trabalhar tanto para o jogo quanto para o usuário. “Pode não parecer, mas não queremos colocar história demais nos jogos”.

Contudo, uma das grandes diferenças entre escrever um romance, por exemplo, e um jogo, são as múltiplas possibilidades de caminho que podem ser escolhidas. Para cada decisão tomada pelo jogador, é necessário escrever diálogos, criar cenários e consequências que muitas vezes nem são utilizadas pelo jogador. “A narrativa aumenta a imersão no jogo. Já a jogabilidade de diversos jogos, por si só, pode ser semelhante”.

O escritor também rebateu a afirmação do  escritor e especialista em cinema Robert McKee, de que um jogo jamais chegaria ao grau de profundidade de filmes como “Um Estranho no Ninho”. “Comparar jogos eletrônicos a outros tipos de mídia somente atrapalha o desenvolvimento dos games como um produto autêntico e próprio. Será que precisamos chegar nesse grau de profundidade? Será que queremos?”

Entre os mais interessantes exemplos de interatividade narrativa apresentados esteve TryLife (trylife.tv), drama online no qual o usuário decide as ações de uma personagem interpretada por uma atriz real, como um filme no qual o jogador é o diretor. “Não se trata exatamente de um jogo, mas é uma experiência de interatividade narrativa das mais interessantes. Gostaria de ter tido essa ideia”.

Categorias: Cursos e Eventos Eventos Notícias Riocontentmarket.

Notícias relacionadas