Neta do cantor e compositor Angenor de Oliveira, o imortal sambista Cartola, e gestora cultural, Nilcemar Nogueira tomou posse como nova secretária de Cultura do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (5). Um desafio imediato para a nova gestão da área cultural do município é o pagamento de R$ 25 milhões aos projetos culturais selecionados no edital de fomento, lançado na administração do ex-prefeito Eduardo Paes.
Ela foi apresentada à classe artística pelo prefeito Marcelo Crivella, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes – histórico reduto da cultura carioca. Durante a cerimônia, Crivella disse que é preciso ter criatividade em um momento de crise econômica no município.
Em um auditório lotado de atores, cantores e agentes culturais, Nilcemar prometeu uma gestão de diálogo e transparência. “Eu tenho condições de estabelecer parcerias e, sobretudo, contar com a criatividade dos atores sociais, culturais, e juntar todas essas classes artísticas e todas as linguagens”, disse Nilcemar.
Apesar do discurso de austeridade do prefeito, a nova secretária ressaltou que vai lutar pela dotação de pelo menos 1% do orçamento municipal para a cultura e pela garantia do vale-cultura para promover o acesso à arte a estudantes e famílias de baixa renda.
Fonte: Agência Brasil