NordesteLAB lança programação oficial e prorroga inscrições até 20 de maio

A programação do NordesteLAB 2016, plataforma de fomento ao mercado audiovisual baiano e nordestino , foi oficialmente lançada no site do evento. Entre os destaques da ação, que será realizada de 24 a 27 de maio, em Salvador, estão o lançamento de edital do canal fechado Box Brazil, por meio da linha Prodav 02 do Fundo Setorial do Audiovisual, um Pitching voltado para apresentação de projetos humorísticos e um Encontro de Negócios, que promoverá o contato entre roteiristas de todo o Brasil com produtoras nordestinas interessadas em conhecer suas ideias de roteiros. As inscrições foram prorrogadas para o dia 20 de maio.

Durante os quatro dias de evento, que acontecerá em três espaços – no Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Cultural da Barroquinha e o Goethe-Institut Salvador (ICBA) – estão previstas ainda atividades como apresentação de 26 canais regionais, nacionais e internacionais, fórum de pesquisa, palestras sobre temas como internacionalização do audiovisual brasileiro, circuitos de exibição, desenvolvimento de APPs e games, entrevistas com canais regionais, dentre outras. Ao final de cada dia haverá uma Desconferência, espaço criado para troca de ideias, aprendizados e networking entre os agentes da cena de audiovisual presentes no NordesteLAB.

 

Haverá também as rodadas de negócio. As negociações se sobressaem como excelente oportunidade para as produtoras apresentarem seus produtos audiovisuais para os canais interessados. O aumento de 21% do número de inscritos nas rodadas de negócios, em relação ao ano anterior, demonstra que a iniciativa, organizado pelo Laboratório Audiovisual (LabAV) em parceria com o Sebrae-BA, tem se firmado com credibilidade entre canais de TV, programadoras e produtoras. Foram submetidos 270 projetos de 67 produtoras, sendo 52 baianas e 15 provenientes de outros seis estados nordestinos (PB, PE, RN, CE, PI e MA).

 

A regionalização da produção audiovisual brasileira é um dos principais temas do NordesteLAB neste ano, que marca a estreia de um canal de TV  regional, a TV Aratu, nas como player das rodadas de negócios do evento. Outra novidade em 2016 é o Fórum de Pesquisa, espaço que tem o objetivo de reunir, apresentar e discutir pesquisas concluídas, ou que estejam em andamento, sobre o mercado audiovisual brasileiro. Esse espaço já tem confirmadas as participações de representantes do Observatório do Cinema e do Audiovisual (OCA/Ancine), do Observatórios da Economia Criativa (BA e RS), além de pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, dentre outros.

 

O NordesteLAB ainda traz na programação a realização de pitching para produtos audiovisuais humorísticos.

Os projetos devem ser de comédias inéditas e seriadas e não há limite de inscrições por produtora. Serão selecionadas até quatro propostas. A seleção inicial será realizada pelo grupo Estação do Drama (UFBA) e o resultado será divulgado na página do NordesteLAB, onde também é possível acessar o regulamento do pitching, que será realizado no dia 27 de maio, sexta-feira, no Goethe-Institut/ICBA.

A banca avaliadora do pitching será composta por três players participantes das rodadas de negócios. Os selecionados participarão ainda de uma atividade preparatória, com o consultor Victor Lopes. A iniciativa resulta de parceria entre o Laboratório Audiovisual, a Estação do Drama com o Projeto TOMBO, realização da Associação Conexões Criativas e Dimenti Produções Culturais, contemplado pelo Edital Arte em Toda Parte – Ano III, Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador.

O NordesteLAB 2016 é uma realização do Laboratório Audiovisual em parceria com o Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual e das Representações BA/SE e Nordeste; Agência Nacional de Cinema (Ancine); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (BRAVI); Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA), Fundação Gregório de Mattos; Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb); Instituto de Humanidades Artes e Ciências Profº Milton Santos (UFBA); Observatório da Economia Criativa/BA;  e Dimenti Produções Culturais.

As inscrições para participar do NordesteLAB 2016 seguem abertas e podem ser realizadas no site do evento.

 

Notícias relacionadas