Painel Mercado Audiovisual Chinês – Apresentação de estudo da Apex-Brasil

País de densidade demográfica continental e alto índice de urbanização, a China é atualmente o maior mercado de produção audiovisual do mundo. Os números ascendentes do setor naquele país foram apresentados por Igor Celeste, coordenador de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a tarde desta quinta-feira, na Sala Brazilian Content.  Com sala lotada, o painel contou também com a presença de Isabel Fontoura, nova gestora do Brazilian Content na agência.

De acordo com o estudo Euromonitor, apresentado por Igor, o rendimento da bilheteria de filmes no país passou de US$ 4,5 bilhões em 2014 para US$ 8,4 bilhões em 2018.

O mercado do país, além de crescente, é dinâmico. A China já possui 9,9 mil salas de cinema e 55 mil telas, sendo 80% delas equipadas para receber produções em 3D.

O aumento no número de funcionários e nos salários também indica o crescimento da área. Em 2014, eram 483 mil empregados no Audiovisual. Em 2017, esse número chegou a 504 mil. Enquanto isso, no mesmo período, os salários passaram de US$ 9,8 mil para US$ 11,2 mil.

Ainda de acordo com Igor, o mercado de importações também vai bem. Os Estados Unidos são responsáveis por 80% das produções estrangeiras que entram no país, liderando a lista de exportadores, com produtos dos segmentos de ficção e ação. Em seguida, estão países europeus, como França e Reino Unido, com produções de crimes e mistérios. O Japão e a Coreia do Sul chegam em terceiro lugar, exportando animações para os vizinhos.

A produção local também se destaca dentro do mercado. Em 2017, foram realizados 970 filmes por 12 mil empresas. Os filmes nacionais representam 82% das produções no país, o que equivale a 58% da bilheteria.

 

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