O Brazilian Content manifesta o seu total apoio ao trabalho competente, comprometido e técnico desenvolvido ao longo de sua existência pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que tem sido parceira do setor privado na condução das diretrizes de promoção das exportações e atração de investimentos para o País.
O Brazilian Content contabilizou, em 2018, US$ 40 milhões em exportações de negócios (coprodução, prestação de serviços e licenciamento), um crescimento de 35% em relação ao ano anterior. O resultado é fruto de um trabalho dedicado, no qual o apoio da Apex-Brasil foi e é essencial em diversos aspectos, do técnico ao econômico, ambos indutores de uma política de desenvolvimento do setor.
É a Apex-Brasil, por exemplo, que apoia as delegações brasileiras organizadas pelo Brazilian Content em eventos internacionais. Em cinco anos, o número de empresas nacionais presentes nos cinco maiores eventos do setor (MIPCOM, MIPCOM Junior, Annecy/Mifa, Kidscreen e Sunny Side of the Doc) registrou aumento médio de 17%. É também por meio do parceria com a Apex-Brasil que compradores internacionais participam de ações no Brasil para conhecer nossas empresas produtoras e seus produtos e, assim, licenciar obras brasileiras para exibição em canais de televisão e plataformas digitais em diversos países do mundo. Isso significa abertura de mercados, maior competitividade internacional, mais troca de experiências e, claro, melhores resultados para as exportações brasileiras.
Esses resultados são apenas alguns exemplos positivos entre tantos que o audiovisual brasileiro tem conquistado nos últimos anos. Desde 2011, o setor tem crescido cerca de 10% ao ano, segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE). Um setor em que o suporte técnico especializado e a promoção de políticas indutoras são fatores essenciais para a economia, para a cultura e para a sociedade de nosso País.