Poder de narrativas reais para engajamento é destaque de painel sobre documentários

Documentaristas reuniram-se no último dia de RioContentMarket para apresentar suas experiências de engajamento no painel Por uma Causa – Documentários. Foram convidados ao palco o francês Serge Gordey, produtor do indicado ao Oscar “Five Broken Cameras”; a canadense Katie McKenna, líder de Engajamento de “This Changes Everything”, e David Rosier, produtor e roteirista de “O Sal da Terra”. O trio foi recebido pelo mediador Belisário Franca, documentarista e secretário geral da BRAVI.

“Maio de 1968 definiu minha vida e fez com que me envolvesse com movimentos de esquerda e com a sociologia e filosofia – rememorou Gordey –  mas fazer filmes ‘por uma causa’ não era uma agenda que possuía. No entanto, muitos veem “Five Broken Cameras como uma obra política”. O filme acompanha a história de Emad, um camponês palestino que havia comprado uma câmera para filmar o nascimento de seu bebê. Mas a construção do muro que dividiria seu vilarejo fez com que ele passasse a filmar todos os avanços do exército israelense. “Com o sucesso do documentário, tanto Israel quanto Palestina passaram a dizer que o filme era de um ou do outro. Quando foi nomeado ao Oscar, no entanto, preferiram dizer que o filme era palestino”.

Katie McKenna explicou como funciona seu trabalho como líder de Engajamento do documentário “This Changes Everything”, filmado durante quatro anos, em cinco continentes, sobre o grande desafio da mudança climática de maneira inovadora. “Temos de estar certos de que o filme e o livro sejam úteis como agentes sociais, e reunir diferentes movimentos que possuem pontos em comum, para que não briguem entre si, além de procurar novas formas de distribuição”.

Notícias relacionadas