Começou na terça-feira (5), a primeira edição do RioContentLab, em Salvador. O evento, que terminou no dia 8, foi gratuito e contou com oficinas e palestras para desenvolver e aprimorar projetos de produtoras audiovisuais do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do RioContentMarket 2017, marcado para o mês de março.
Com realização e curadoria da BRAVI e RioContentMarket, o projeto contou com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA). Durante quatro dias do RioContentLab Bahia os produtores participaram de master classes, oficinas de pitching e Consultorias Individuais.
Os primeiros dias de evento foram bem movimentados. Renata Giudice, assessora da presidência da ANCINE, participou da Oficina de Formatação de Projetos abordando os mecanismos de fomento direto e indireto da ANCINE analisados sob o ponto de vista da agência, instruções normativas e os processos da proposta, aprovação e acompanhamento dos projetos. Daniela Capelato, consultora de documentários, apresentou o Workshop de Desenvolvimento de Projetos para Documentário, destacando os subgêneros atuais, tendências e também formatos. Ela também dará consultorias individuais para quatro empresas selecionadas.
Victor Lopes apresentou a Oficina de Desenvolvimento de Projetos para Pitching , explicando o processo de um pitching, orientações sobre como apresentar e formatar uma apresentação para um pitching. Sônia Rodrigues ministrou a master class de desenvolvimento de projetos de ficção.
Carla Esmeralda, curadora do RioContentMarket, falou sobre o evento – que acontece no Rio há seis anos – e explicou ao público como são as rodadas de negócios, em que produtores e executivos de canais de todo o mundo fazem reuniões para aquisição e coprodução de projetos audiovisuais.
Em seu primeiro ano, o RioContentLab atenderá os estados da Bahia, Ceará e Pernambuco, de julho a setembro, tendo como objetivo a capacitação dos produtores locais em relação a três gêneros distintos em suas especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação.