Sessão de pitching marca final do módulo I do PIC Rio de Janeiro

Uma sessão de pitching para produtores marcou o final do módulo I do Programa Internacional de Capacitação Rio Janeiro (PIC), realizado no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) nos dias 11, 12 e 13 de maio. Nela, participantes apresentaram seus projetos e foram avaliados por Fleisher, diretora de vendas e aquisições internacionais do Arte Sales, Aaron Berger, sócio-fundador da produtora Chatrone, e Ricardo Rozzino, sócio da TV PinGuim.

Na sexta (13), os produtores assistiram a painéis sobre exemplos de países que mais exportam projetos e formatos, como Israel, Turquia e Argentina, e aprenderam elementos básicos para se apresentar no mercado internacional. Na sequência, Javier Castany, diretor e produtor de produções originais da Disney, comentou o case da novela ‘Violetta’.

Ainda no último dia de workshops, profissionais de empresas produtoras debateram sobre especificações técnicas e artísticas importantes para a negociação de projetos. No último painel, em que foram abordadas as oportunidades de negócio em plataformas digitais, a youtuber Danielle Noce contou a experiência de seu canal na internet.

Com o patrocínio da RioFilme, apoio do Sebrae e parceria da Embaixada da França no Brasil e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio de Janeiro (Sicav), o PIC Rio de Janeiro está dividido em três módulos. Cada um deles é inaugurado com uma masterclass gratuita, em que profissionais o mercado internacional compartilham suas experiências. Em seguida, produtores passam por workshops. O evento é realizado pelo Brazilian TV Producers (BTVP) – programa internacional da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na primeira fase, os participantes aprenderam a desenvolver projetos para exportação, na segunda, verão como negociar coproduções internacionais. Já na terceira etapa, prevista para novembro, o foco será no agenciamento e distribuição internacionais. Os módulos combinam sessões com profissionais brasileiros que atuam no mercado internacional, consultores estrangeiros e executivos de empresas sediadas no exterior.

 

Notícias relacionadas