YouTube: o triunfo da autenticidade

Em mais um Prime Time do YouTube, o revolucionário serviço de vídeo exibiu seus surpreendentes números de audiência, avaliou a situação dos modelos de negócios gerados pela empresa e aproveitou para fazer revelações bombásticas.

“Nessa década o consumo de vídeo vai superar o consumo de televisão”, vaticinou Álvaro Paes de Barros, diretor do YouTube para o Brasil. “Se a audiência migrar para a internet, faz sentido pensar que o mercado publicitário também seguiria os passos da audiência. Isso significa que o dinheiro viria junto”.

Os motivos para este pensamento se sustentam em dados concretos de crescimento permanente: hoje existe um bilhão de usuários do YouTube no mundo, com o Brasil no segundo lugar, perdendo apenas para os EUA); 400 horas de vídeo são consumidas por minuto (em comparação com 35 horas por minuto em 2010); das dez celebridades favoritas dos jovens no Brasil, cinco são YouTubers; entre outros. “Em comparação com a TV, o vídeo é móvel, facilmente compartilhado e muito autêntico. A maior audiência do YouTube é móvel”, acrescentou.

Ao falar sobre inovação, o executivo também mencionou que a plataforma têm boas expectativas em relação aos vídeos 360º, assim como a conteúdos de realidade virtual. Ele também anunciou a inauguração, ainda esse ano, do YouTube Space Rio, “um espaço democrático de aprendizado, integração e criação”. Trata-se de um galpão de 2 mil metros quadrados, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, do lado do Museu do Amanhã.

A apresentação, no final do segundo dia de evento, contou com a participação dos YouTubers mais populares, que compartilharam suas histórias de êxito com a plateia, como os populares canais Pipocando, Galo Frito e Desimpedidos.

Notícias relacionadas