Nova linha de financiamento de games vai disponibilizar investimento recorde de R$ 45,2 milhões, anunciam ANCINE e MinC

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) anunciaram ontem, em São Paulo, três novas linhas de financiamento para produção e comercialização de games no país. A nova política de videojogos vai disponibilizar um total de R$ 45,2 milhões no setor, um recorde de investimento. Além disso, é a primeira vez que serão contemplados projetos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

Segundo a ANCINE, do total de investimento, R$ 35,2 milhões serão disponibilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a produção e a comercialização de jogos eletrônicos. Os R$ 10 milhões restantes serão destinados a aceleradoras.

“O Brasil é atualmente o 13º maior produtor de games do mundo, ao mesmo tempo em que tem a terceira maior população de jogadores do planeta, com 66 milhões de pessoas. É essencial investir neste promissor mercado, valorizando inclusive a diversidade de produção criativa brasileira, o que estamos fazendo ao promover cotas regionais nos editais”, afirmou o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, durante o anúncio da nova política, ontem, dentro da programação da UNLOCK CCXP, feira de negócios da Comic Con Experience, da qual também participou o diretor-presidente da ANCINE, Christian de Castro.

Editais

Os projetos serão selecionados por meio de três chamadas públicas. A primeira se chamará Produção – Seletivo e destinará R$ 16,75 milhões divididos em três modalidades: A (R$ 9 milhões, dos quais R$ 3 milhões no máximo por projeto), B (R$ 6,75 milhões, com limite de R$ 750 mil por proposta) e C (R$ 1 milhão, com foco em projetos de acessibilidade no limite de R$ 500 mil cada). As modalidades A e B vão reservar 10% dos recursos para VR e AR.

O segundo edital, Produção – Fluxo Contínuo, prevê R$ 10,5 milhões, com no máximo R$ 1 milhão por projeto para “complementação de investimento privado ou ampliação de escopo de game pronto”, segundo a ANCINE.

A terceira chamada, Comercialização – Fluxo Contínuo, prevê R$ 8 milhões para projetos de games concluídos ou em fase de finalização, e é uma linha voltada exclusivamente para comercialização. O aporte máximo será de 50% do total de itens financiáveis do projeto.

 

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