O estudo “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e do Sebrae, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral, foi apresentado essa semana na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, dentro da programação do evento Telas Forum. Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), representou a BRAVI no Comitê Gestor do Estudo. A pesquisa foi desenvolvida por meio do programa Objetiva, projeto da APRO e do Sebrae para a capacitação de empresários do setor audiovisual.
Inédito, o estudo abrange as áreas de cinema, TV, publicidade e mídias digitais. O objetivo principal é evidenciar a relevância do setor para a economia por meio de informações que permitam compreender melhor a dinâmica do setor e traçar ações que contribuam para o seu crescimento.
A pesquisa está dividida em quatro partes (Mercado Audiovisual no Brasil, Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil, Audiovisual Internacional e Uma Visão Qualitativa Sobre as Empresas de Produção Audiovisual no Brasil). A pesquisa traz dados que apontam o crescimento acontecido nos últimos anos e uma tendência de que esse crescimento se mantenha.
Confira o estudo completo no link: