A BRAVI é uma das apoiadoras da 1ª edição do PETRÓPOLIS FILM FEST, Congresso Lusófono de Cinema idealizado pelo Cineasta Calebe Pimentel e pela atriz Surama de Castro, que reunirá representações dos principais festivais da CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. O evento acontecerá de 19 a 25 de março de 2018 em Petrópolis.
No próximo dia 22 haverá uma audiência pública presidida pelo presidente da Câmara, Vereador Paulo Igor, na Casa Legislativa de Petrópolis, para a aprovação do Projeto de Lei n° 5955 proposto pelo presidente, que cria a semana do Festival de Cinema Lusófono, a ser realizado na segunda quinzena de março, dando continuidade às atividades de comemoração do mês de aniversário da cidade.
O evento tem como objetivo chamar a atenção da população e do setor audiovisual lusófono, para o evento que se concretizará em março. Já foi confirmada a presença de algumas figuras ilustres, como: o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, o Cônsul Jaime Leitão, do Deputado Estadual Geraldo Pudim, do Secretário de Cultura de Estado, André Lazaroni, e da Coordenadora da Rio Film Commission, Tânia Pinta. O encontro contará também com a presença do cineasta Walter Lima Jr. que presidirá o júri oficial do Festival, e do ator Márcio Garcia. Representantes de instituições importantes de cinema como a ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, a ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e da BRAVI.
O grande diferencial do PETRÓPOLIS FILM FEST (PFF) é a mostra competitiva de trabalhos premiados nos principais festivais parceiros de cinema brasileiros e lusófonos, criando uma vitrine de projeção para o mundo do mais alto nível. Entre as atividades propostas pelo evento, haverá mostras de filmes de curta e longa metragem dos países de língua portuguesa, recebendo, também, como convidados, representações de outros países (não lusófonos).
O evento tem como objetivo o fomento e a difusão cinematográfica entre os países já citados da CPLP. Serão realizadas durante o evento de durante o ano todo, oficinas de cinema e exibições itinerantes nos bairros, buscando uma aproximação maior com o público local. Mais informações.